29 de março de 2024
Cotidiano

Natal enfrenta epidemia de dengue; saiba como realizar teste de detecção

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já podemos considerar que Natal está em epidemia de dengue. Houve um aumento de 440% no número de casos, se compararmos os últimos meses de 2022 com o mesmo período do ano passado. 

Outras arboviroses além da dengue, ou seja, doenças causadas pelos arbovírus, incluindo os vírus da zika e chikungunya, também cresceram vertiginosamente em número de casos. A tendência é que a situação piore com as chuvas, pois é quando há acúmulo de água e o mosquito aedes aegypti se reproduz com mais facilidade.

Diante dessa situação, o DNA Center disponibiliza o teste molecular capaz de detectar o material genético do vírus da dengue em amostras de sangue e líquor. “O interessante é que nesse painel, de forma concomitante, também é investigada a infecção por zika ou chikungunya, permitindo assim o rastreio de três arboviroses ao mesmo tempo”, afirma Andréa Fernandes, sócia-diretora do DNA Center.

Ainda quanto ao diagnóstico da dengue, as unidades do DNA Center também disponibilizam a sorologia IgM e IgG, tanto pelo método imunocromatográfico (teste rápido) quanto pelo método ELISA, além da detecção do biomarcador sorológico Antígeno NS1, importante já na fase precoce da doença. Essa é uma importante ferramenta de saúde, pois com o teste de sorologia em mãos o paciente detecta se tem uma virose comum ou uma dengue e já pode iniciar um tratamento mais específico e tomar os cuidados necessários para a sua melhora. 

Os testes rápidos sorológicos para dengue são cobertos por planos de saúde em alguns casos ou podem ser feitos de forma particular. Podem ser realizados em qualquer unidade, não sendo necessário nenhum preparo especial, nem agendamento. Orientações e mais informações pelo telefone (84) 4007-2595, pelo site dnacenter.com.br ou pelo redes sociais, no perfil @dnacenterlab.