A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) inicia, na próxima segunda-feira (25), a vacinação de 500 idosos de 60 anos e mais, residentes em 21 instituições de longa permanência (ILPs) da capital. Uma parceria firmada com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai disponibilizar vacinadores para levar o imunobiológico e realizar a aplicação das doses nas residências onde vivem os pacientes. Esse público integra o calendário da primeira fase do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

“O Departamento de Vigilância em Saúde vem checando a situação desses idosos junto a cada instituição para confirmar o quantitativo necessário e as condições para iniciar essa vacinação no Município, já que não é recomendada a indivíduos que estejam com algum sintoma de síndrome gripal ou que tenham tomando alguma dose de Pneumo23 há menos de 15 dias. Os dados são importantes e criteriosos para que a gente faça uma ação segura e eficiente”, comenta Juliana Araújo, diretora do Departamento.

As primeiras instituições com rota definida para segunda-feira (25) são: Jesus Misericordioso em Lagoa Azul, Juvino Barreto no Barro Vermelho e Espaço Solidário em Mãe Luiza, pela manhã; à tarde será a vez do Lar da Vovozinha em Lagoa Nova, CIAD no Planalto e Lar do Ancião Evangélico em Neópolis. Cada turno conta com uma equipe de três vacinadores.

Natal inicia vacinação de idosos institucionalizados nesta segunda (25)