Natal inicia vacinação para novos públicos com comorbidades entre 55 e 59 anos

A partir de terça-feira (11), a Prefeitura de Natal inicia a vacinação das pessoas de 55 a 59 anos com doenças pulmonares graves e crônicas e imunossuprimidas. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação com o imunizante da Oxford será realizada em cinco drives thru, além de 35 salas de vacinação em todas as áreas da cidade.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização são consideradas pneumopatias crônicas graves, as pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

Os imunossuprimidos que terão direito à vacinação são as pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV, ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; além de pacientes com neoplasias hematológicas.

Os documentos necessários para esses grupos são as cópias do laudo médico com CID, receituário dos medicamentos utilizados, além do comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacinação.

A vacinação ocorre nos drives do ginásio Nélio Dias, OAB, SESI, Shopping Via Direta, UnP da Av. Engenheiro Roberto Freire, todos contam com salas de vacinação para pedestres, das 8h às 16h.

As 35 salas de vacinação estão distribuídas nos cinco Distritos Sanitários de Natal, que funcionam das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h.