19 de abril de 2024
Natal

Natal terá Central de Libras

Informe Publicitário 

A cidade de Natal vai ganhar a sua primeira Central de Interpretação de Libras (CIL). O decreto instituindo o organismo foi assinado na última quarta-feira (20) pelo prefeito Álvaro Dias. A proposta tem o objetivo de fornecer serviços de tradução e interpretação em linguagem brasileira de sinais para dar apoio à pessoa surda ou com deficiência auditiva. O serviço funcionará na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e terá início em 60 dias.

O acompanhamento de um intérprete poderá ser solicitado por telefone, através de um familiar ou presencialmente em uma das unidades, para os mais diversos fins, como matrícula escolar, entrevista de emprego, serviço bancário, casamento, realização de consulta e exame médico. A pessoa surda ou com deficiência auditiva que mora em Natal deverá realizar seu cadastramento para poder ter acesso ao serviço de tradução e interpretação em libras.

Álvaro Dias destacou o caráter inclusivo da medida. “Precisamos governar para os mais necessitados e para as camadas mais frágeis e desassistidas da população. A Central de Libras é um marco que estamos efetivando em Natal e tenho muito orgulho de ser o prefeito que vai implementar este serviço”, completou.

A ação da Prefeitura foi reconhecida pelas entidades que atendem a população de surdos e mudos da capital potiguar. O presidente da Associação dos Surdos de Natal, Rodrigo Alexandre, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse é um momento histórico para nós. Uma luta de tantos anos concretizada”, definiu ele.

A titular da Semtas, Andréa Dias, também falou sobre o avanço representado pela implementação da Central de Libras. “Estamos buscando com essa iniciativa garantir à pessoa surda o direito de ser compreendida em todos os espaços que ela necessite acessar”, explicou a secretária.

informe