29 de março de 2024
Natal

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” abre para visitação em Natal

Como parte da Comissão PIRATA BR XVIII, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” atraca em Natal nesta terça-feira (9) e será aberto à visitação pública no sábado (13) e domingo (14) no Terminal Marítimo de Passageiros, em Natal. A comissão, que estava há 11 dias no mar, é integrada por 90 militares, que compõem a Tripulação do NPqHo, e 40 cientistas.

A Comissão PIRATA BR XVII integra o projeto Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic (PIRATA), iniciativa de instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical.

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico foi adquirido em 2015 por meio de um Acordo de Cooperação, firmado em 2012 entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Petrobras e a Vale, com o objetivo de ampliar a infraestrutura para pesquisa científica no Brasil, sobretudo quanto ao monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas.