25 de abril de 2024
Diversos

Novembro azul: Urologista da Coopmed-RN fala da importância da prevenção ao Câncer de Próstata

Apesar do Câncer de Próstata ser a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino, ainda é grande o número de homens que nunca fizeram o exame de toque.

Para conscientizar a população da importância desse exame, a Sociedade Brasileira de Urologia e o Instituto Lado a Lado pela Vida realizam o Novembro Azul. A campanha foi idealizada para conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil.

De acordo com o urologista da Coopmed-RN, Dr. Ronnie Peterson, a sociedade vive em uma nova realidade com a pandemia. “Estamos todos aprendendo a lidar com a situação, no entanto manter os cuidados com a saúde se faz necessário. Aos homens que não procuram muito atendimento especializado, eu oriento pelo menos fazer exames de rotina associado a atividade física regular e mudanças nos hábitos alimentares como forma de redução dos fatores de risco da doença”, alerta Dr. Ronnie.