25 de abril de 2024
CulturaNatal

Obras do Espaço Cultural Ruy Pereira entram em fase de conclusão

Estão em fase final as obras de revitalização do Espaço Cultural Ruy Pereira, na Cidade Alta. O objetivo é fazer daquele trecho a primeira via exclusiva para pedestres na cidade. A área passou pela troca do novo pavimento, tratamento de drenagem e esgoto, iluminação subterrânea, mudança da entrada para a avenida Princesa Isabel e a instalação de um palco permanente para a realização de manifestações artísticas e a aplicação de cobertura termoacústica que já começou a ser instalada. Além disso, foram implementados painéis de grafite nos muros do espaço. Essa é mais uma iniciativa que a Prefeitura de Natal executa para revitalizar o Centro Histórico da capital potiguar. A expectativa é de que o local seja aberto até o início de maio.

Os painéis de grafite foram produzidos sob a supervisão do artista Dicesarlove, que pintou um painel com a imagem do homenageado Ruy Pereira. A produção local também foi prestigiada com a pintura de painéis por 30 artistas potiguares do grafite artístico, grafitando 120 metros de muro. Cada um deles trabalhou em um painel de 4m x 5m. Todos eles foram selecionados por meio de editais da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A revitalização do Espaço Ruy Pereira seguiu os mesmos moldes do projeto do Beco da Lama e promete repetir o sucesso da primeira empreitada. O local também é um reduto da cultura e boemia da cidade que está ávida pra voltar a frequentar o local.

“Seguimos com a nossa política democrática de abertura de editais para fomentar a cultura. Esse espaço já é um ponto tradicional de manifestações artísticas de todos os gêneros e, com as adequações que estamos finalizando, a previsão é amplificar essas ações para gerar emprego, renda, valorizar os artistas locais e trazer um novo olhar para a Cidade Alta”, aposta o secretário Dácio Galvão, titular da Secult.

A Cidade Alta tem recebido uma atenção especial da gestão do prefeito Álvaro Dias. Na parte cultural, além do Beco da lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira, a região já recebeu shows do Natal em Natal, Carnaval, apoiou o projeto Choro do Caçuá (praça Padre João Maria), implementou um projeto especial de iluminação no período natalino e viabilizou a Travessa Pax, que abriga o Espaço Cultural K-Ximbinho. Na parte estrutural, a Prefeitura também investiu no recapeamento da rua Ulisses Caldas e da avenida Rio Branco.

Tantos investimentos fizeram com que o Centro Histórico de Natal resgatasse sua força como ponto turístico. Antes da adoção das medidas de isolamento por causa da pandemia de Covid-19, diversas empresas estavam vendendo pacotes de passeios pela região que tem uma rica história com igrejas antigas, praças e museus. E que agora ganha mais atrativos a partir das ações empreendidas pela Prefeitura.

Espaço Cultural Ruy Pereira em obras de revitalização - foto Manoel Barbosa
Espaço Cultural Ruy Pereira em obras de revitalização – Foto: Manoel Barbosa