20 de abril de 2024
Diversos

Odontologia Hospitalar será tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa

A Odontologia Hospitalar consolida-se cada vez mais como uma área de atuação do cirurgião-dentista, exigindo-lhe uma visão integral da saúde do indivíduo para a busca da completude da atenção, dentro de um contexto multidisciplinar.

Com o objetivo de discutir a inserção dos cirurgiões-dentistas (CD’s) nas equipes multidisciplinares das UTI`s e demais setores dos hospitais públicos e privados do RN, além de atendimento na modalidade home-care, acontecerá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, após uma incansável luta do Sindicato dos Odontologistas do RN – SOERN.

Essa Audiência, de propositura do Dep. Souza Neto, autor do PL que trata da Odontologia Hospitalar no RN, ocorrerá dia 23/08, às 14h, no Plenarinho.

Para contribuir com o debate no RN, nomes como  dra. Adriana Payão, presidente do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva – CBROHI e de dr. Paulo Santos, professor de Estomatologia da USP e da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, estarão presentes no Audiência.

Estudos apontam que a qualidade de saúde e de higiene bucal dos pacientes hospitalizados comumente são insuficientes e que a maioria dos pacientes necessitam de algum tipo de tratamento odontológico mais invasivo durante a estada nas Unidades de Terapias Intensivas  – UTI`s.

No Hospital Walfredo Gurgel onde já existe a Odontologia Hospitalar, houve uma redução de 30% no tempo médio de internação, após a absorção dos dentistas na equipe multiprofissional.