24 de abril de 2024
Sem categoria

Operação Hígia: Em plena campanha, Lauro Maia vai deixar de pedir votos para depor

Deu no Novo Jornal

O juiz 2ª Vara Federal, Mário  Azevedo Jambo, negou o pedido  de absolvição sumária feito pelos réus da Operação Hígia e marcou os depoimentos de testemunhas e acusados para o dia 23 de agosto, a partir das 8h30.

A data coincide com o período de campanha eleitoral e da propaganda gratuita no rádio e na televisão. Um dos 15 réus, o advogado Lauro Maia, filho da ex-governadora Wilma de Faria, teve o nome homologado na convenção do PSB candidato a deputado estadual. Caso seja eleito, ele ganha foro privilegiado no processo.

No entanto, Lauro Maia e os demais acusados serão intimados para depor no dia 23 de agosto. Para negar o pedido de absolvição sumária, Jambo deu o seguinte argumento: “Aqui, inverte-se a lógica
do processo: para absolver, sumariamente, a decisão do juiz, na sua motivação, tem de estar acompanhada de prova robusta em prol do acusado – prova material”, escreveu ao negar o pedido.

Na decisão, o magistrado recusou o argumento apresentado por alguns réus de que as escutas telefônicas feitas eram ilegais. “Acaso se constate, durante a instrução processual, a existência de algum áudio não acobertado por autorização judicial, este será, obviamente, excluído do processo”, disse, referindo-se ao argumento da defesa de que algumas escutas foram obtidas sem autorização judicial.

Foto: Versátil News

Lauro Maia, a mãe Wilma de Faria e a esposa Vanessa Alcioly