28 de março de 2024
Diversos

Outubro Rosa: Estilo de vida saudável previne câncer de mama

Diante de um cenário atípico por conta da pandemia da covid-19, neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia e sua Regional Rio Grande do Norte (SBM-RN) vêm alertar o público sobre a importância de celebrar a vida. Para isso, lançam o movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR, cujas mensagens principais são a adoção de um estilo de vida que compreenda a prática de atividades físicas, alimentação saudável, visitas regulares ao médico, exames preventivos e, quando preciso, o início do tratamento logo após o diagnóstico. Quanto mais cedo isso for feito melhor para a saúde da mulher.

De acordo com a presidente da SBM-RN, Dra. Daniella Gama, todas essas medidas são fatores que previnem várias doenças, dentre elas, o câncer de mama. Segundo ela, estimasse só para este ano de 2020 em torno de 66 mil novos casos de câncer de mama só no Brasil. “Nesse período de pandemia cerca de 75% das mulheres deixaram de fazer seus exames de rotina. Recomendamos que toda mulher acima de 40 anos de idade, que ainda não realizou sua mamografia anual, procure seu mastologista, porque quanto antes diagnosticar, maior sua chance de cura”, declara Dr. Daniella Gama.

Em um ano tão difícil como este, a SBM-RN quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde deve ser constante, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e, em alguns lugares, ainda sendo gradativamente retomados por conta da pandemia.

A campanha deste ano da SBM-RN será totalmente online e focará na disseminação da informação. “Nosso alerta é para QUANTO ANTES mudar o estilo de vida MELHOR para a saúde e isso envolve exercícios, alimentação saudável e a consciência da saúde preventiva como um todo”, afirma a presidente, completando que através das mídias sociais da SBM-RN (@SBMastologiaRN) o Outubro Rosa terá várias ações informativas através de lives, postagens de vídeos e artes. Os seguidores também poderão enviar perguntas sobre dúvidas que a SBM-RN irá responder.

Outubro Rosa SNM RN