19 de abril de 2024
Diversos

Paróquia de São Pedro recebe relíquia da Basílica Vaticana

O altar da Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, no Alecrim, em Natal, vai abrigar uma relíquia da Basílica Vaticana. Segundo o pároco, Padre Francisco Mota, a entronização acontecerá durante as comemorações do centenário da Paróquia, no início do segundo semestre deste ano.

Há um tempo, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, havia solicitado uma relíquia do Apóstolo Pedro ou da Basílica Papal para a Igreja de São Pedro, no Alecrim, que está sendo restaurada em sua estrutura física e arquitetônica.

Em resposta ao pedido, o Cardeal Angelo Comastri, vigário geral do Papa Francisco e arcipreste da Basílica de São Pedro, enviou a relíquia. “Ela é de significativo valor histórico e devocional, por se tratar, na terminologia arqueológica, de areia do muro chamado ‘Campo P’, ou seja, do local onde, no  século II, foi erigido um monumento fúnebre por cima do sepulcro de São Pedro e que, no século IV,  o Imperador Constantino fechou com um invólucro marmóreo,  chamado de ‘Memória Constantiniana’, antes mesmo da construção da primitiva Basílica Vaticana, no século IV”, explica o Padre Flávio Medeiros Filho, que é do clero da Arquidiocese de Natal e exerce o ministério sacerdotal na Basílica de São Pedro.

A relíquia, concedida pelo Cardeal Comastri, foi trazida de Roma pelo Padre Flávio Medeiros.

Relíquia