25 de abril de 2024
Natal

Patrulhamento Ostensivo da Guarda Municipal contribuiu para segurança do Carnaval de Natal

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio da Guarda Municipal do Natal (GMN) atuou na segurança durante todo o período do carnaval realizado na capital potiguar. A ação da GMN priorizou a segurança nos oito pontos de folia compreendidos pelos polos Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico, Ribeira, Rocas, Nazaré e Praia dos Artistas, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal de Natal.

O trabalho de segurança preventiva planejado pelo Comando da GMN levou dezenas de guardas municipais aos locais de maior fluxo de foliões, que com a realização de serviço de patrulhamento a pé e em viaturas garantiu o bom andamento das festividades. A GMN também atuou apoiando as equipes de fiscalização das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Serviços Urbanos (Semsur). Nessas situações os guardas municipais realizaram operações conjuntas com os fiscais da Prefeitura.

A GMN utilizou o sistema de videomonitoramento com câmeras instaladas na unidade móvel equipada no ônibus da instituição. Imagens da folia em tempo real eram captadas e acompanhadas por guardas municipais que operam o sistema. Qualquer situação estranha percebida pelos agentes era acionado o patrulhamento responsável pela segurança do evento.

Dentre as ocorrências atendidas pela GMN as de maior vulto foram a captura de um foragido do Sistema Prisional do Estado e a prisão de suspeitos de roubo de veículos. Também foi recuperada uma motocicleta roubada e foram apreendidas duas armas de fogo.

Segurança