16 de abril de 2024
Natal

Pesquisa FIERN/Conectar: 77% dos moradores de Natal acreditam que revisão do Plano Diretor vai trazer melhorias

Da redação da Tribuna do Norte

Sete a cada dez moradores de Natal acreditam que a revisão do Plano Diretor, com incentivo a prédios mais altos em regiões mais valorizadas, vai trazer melhorias na qualidade de vida da cidade.

É o que mostra a pesquisa do Instituto Conectar, feita para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e apresentada nesta segunda-feira (13).

Segundo a pesquisa, 77% dos moradores são favoráveis à ideia.

O percentual de contrários é de 18%, e outros 5% não responderam. A pesquisa contou com 600 entrevistados das quatro regiões da cidade e foi realizada em novembro. O objetivo foi identificar o que a opinião pública de Natal pensa sobre a revisão do Plano Diretor, atualmente em tramitação na Câmara Municipal e com previsão para ser votado até o dia 23 de dezembro. A margem de erro é de 4% para mais e para menos. 

Os resultados mostram que 66% dos moradores da cidade consideram a construção de prédios mais altos em Natal um progresso. A maioria dos que concordam com essa ideia são homens, com idade entre 25 a 34 anos, com ensino superior e que trabalham. Dividido por zonas da cidade, a aprovação é maior na região Oeste (74%). Já a reprovação é maior na zona Leste (45%). 

A grande maioria dos entrevistados (87%) são favoráveis à proposta de revisão enviada pela Prefeitura de Natal à Câmara Municipal em setembro. Entre as principais mudanças da revisão, está o aumento do gabarito da cidade e do coeficiente de construção em todas as zonas da cidade. 

Outras ideias, debatidas ao longo de todo o processo de revisão, não contam com a aprovação massiva da opinião pública. A pesquisa mostra que 53% dos entrevistados são contra à construção de prédios mais altos no bairro da Redinha, na zona Norte, e 44% são a favor. Em todos os segmentos demográficos, a quantidade de moradores contrários é maior do que os favoráveis.

A opinião está relacionada à aprovação da manutenção de quase todo controle de gabarito na Orla de Natal para a preservação da paisagem, no qual 88% dos entrevistados avaliam como positivo para a cidade. A preservação das áreas ambientais da cidade também conta com o apoio da grande maioria. 

A pesquisa de opinião do Instituto Conectar está sendo apresentada na manhã desta segunda-feira (13) no seminário “Novo Plano Diretor – Como Natal Pensa”, feito em parceria da FIERN  com o Sistema Tribuna de Comunicação. O evento acontece no auditório da Casa da Indústria e conta com a presença do setor empresarial. 

Clique e conheça a Pesquisa Plano Diretor – Como Natal Pensa