25 de abril de 2024
Estado

Polícia Civil do RN recebe capacitação sobre proteção de dados

O curso de formação da Polícia Civil do RN, realizado na semana passada, abriu espaço para a discussão sobre a proteção de dados pessoais. O módulo foi ministrado pela advogada Marcela Vasconcelos, especialista em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Embora a legislação criada em 2020 seja originalmente destinada a preservar a privacidade de informações das pessoas físicas, Marcela Vasconcelos destacou que o interesse do tema hoje alcança todas as atividades e também o setor público. “Com relação à Segurança Pública, é importante que o Estado esteja consciente e munido de informações sobre LGPD para proteger o cidadão e até para investigações criminais, tendo em vista que hoje há muitos crimes cometidos na área tecnológica”, explicou a advogada.

Marcela lembrou que, em pouco mais de dois anos de pandemia, o número de crimes cibernéticos registrou um salto de 300%. “Desde o início da pandemia, as pessoas estão recorrendo cada vez mais a meios digitais para trabalhar e efetuar compras, e isto tem feito proliferar também o aumento desses crimes tecnológicos, dentre eles ataques de hackers, fraudes em cartão de crédito e em compras. Temos que criar condições de entendê-los e, principalmente, de combatê-los”, defende ela.