25 de abril de 2024
Estado

Policiais do PROERD e Ronda Escolar vão reforçar a Ronda Cidadã e gera apreensão na comunidade escolar

A comunidade escolar nos procurou para externar a apreensão pela decisão do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da secretaria de Segurança Pública, utilizar policiais que integram o Programa Ronda Escolar, para reforçar a Ronda Cidadã, programa que faz parte das promessas de campanha do governador Robinson Faria visando melhorar a Segurança Pública.

“Ficamos tristes em saber que os novos projetos da Segurança Pública passam pela redução do policiamento desenvolvido pela CIPRED na região metropolitana de natal. A Comunidade escolar está apreensiva com esta informação, pois tinham a certeza que neste governo a prevenção às violências vivenciadas diariamente pelas escolas e seu corpo discente e docente, teriam atenção especial”, diz a nota encaminhada ao blog.

Diretores de várias escolas farão um protesto na próxima segunda-feira (22), às 10h, na sede do CAIC de Lagoa Nova, contra a medida do Governo. “Sem a ronda escolar e PROERD, a nossa escola não tem como funcionar ¨, afirma a Diretora da Escola Estadual José Fernandes Machado.

Ao blog, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Assessoria de Imprensa, reconheceu a importância da ronda escolar e do PROERD, afirmando a continuidade dos dois programas e enfatizando apenas que o efetivo da Ronda Cidadã terá o apoio e reforço do efetivo da Ronda Escolar. “Devido ao impedimento por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em aumentarmos o efetivo policial, a Secretaria Estadual de Segurança Pública planeja implantar o programa Ronda Cidadã, utilizando policiais que prestam seus serviços ao Ronda Escolar e PROERD, sem necessariamente desvinculá-los do programa que faz a Segurança Pública da comunidade escolar, mas contando com o apoio e reforço, unindo o educacional com o operacional”, explica a Secretaria de Segurança.

2 thoughts on “Policiais do PROERD e Ronda Escolar vão reforçar a Ronda Cidadã e gera apreensão na comunidade escolar

  • Manuela Marques

    É triste ver um governo que se comprometeu com a segurança usando dos mesmos artifícios dos governos anteriores, como diz o adágio popular: ” descobrir um santo para cobrir outro”. Com um agravante; reduzir o efetivo de uma companhia que vem desempenhando um papel importantíssimo em toda comunidade escolar, para se aventurar em uma nova modalidade de policiamento que não conhecemos. O Ronda escolar e o Proerd tem mostrado sua eficácia na aplicabilidade na prevenção e no combate ao uso de drogas e na violência em toda a comunidade escolar, os dados estão aí para quem quiser ver. O senhor governador poderia sim criar mais uma unidade com os mais de 1000 policiais que estão fora da função, na assembléia legislativa, nos fóruns e em tantos outros órgãos a disposição. Fica aqui o meu registro enquanto pedagoga e que sente na pele os problemas enfrentados no dia a dia em toda comunidade escolar e a minha indignação por sua postura diante de tamanha insensatez para com toda comunidade escolar.

  • Cephas Barreto

    Engraçado que a argumentação eu tão falha que não aguentaria ser refutada durante 5 minutos. Um novo programa, construído sem o apoio nem participação de todos os envolvidos, principalmente a população… Um estado sem dinheiro… Acabam que decidem invadir de amputar exatamente os únicos programas da segurança que ainda são um ponto positivo, um respiro, uma luz no fim do túnel nos resultados e no trato com a sociedade. Se o Estado está impedido pela LRF então que apenas de apoio moral ao que já existe… E fortaleça o que dá certo há mais de 12 anos. Será possível que não há um pingo de estrutura ou planejamento… Será que quando precisarem de um prédio para algo novo vão desalojar um hospital porque não tem dinheiro…?? Será que quando precisarem de algo novo sempre vão desmanchar algo com esse argumento? Lembro que o novo de hoje em o velho de amanhã… E mesmo sendo velho…se dá certo e eu comprovadamente eficaz(casos do Proerd e Ronda no RN) deveria ser ampliado…aumentado…fortalecido…não amputado.

    Cito por fim que todo o problema ainda eu reforçado pelas estruturas corporativas que favorecem a politicagem, os desmandos e outros absurdos do tipo. Não há como lidar com esse tipo de problema sem pedir a todos que ajudem ao Proerd e ao Ronda… Há anos esses programas trabalham pela sociedade do RN. E agora é a hora de nos unirmos por um bem maior…. A ampliação do ronda escolar e do Proerd no Estado.

Fechado para comentários.