28 de março de 2024
Estado

Policiais e bombeiros militares do RN estão reunidos em frente à Governadoria‏

Está acontecendo agora ato público reunindo centenas de policiais e bombeiros militares. O grupo tem como objetivo cobrar das autoridades respostas às demandas legalmente estabelecidas e que não estão sendo cumpridas pelo Governo do Estado. A expectativa para hoje é de ser recebido pela chefia de gabinete. Não havendo resposta de solução para a demanda, a categoria vai organizar novas ações.

A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) vem cobrando resposta da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), e outros órgãos competentes, encaminhando documentos, notificações. “Desde abril estamos cobrando o cumprimento dessas demandas e até agora não tivemos nenhum retorno satisfatório por parte do executivo”, coloca Eliabe Marques, presidente da Associação.

A reivindicação prioritária é quanto às questões financeiras e da legislação desatualizada.  No quesito financeiro falta à categoria o pagamento do retroativo de quem foi promovido em dezembro de 2015; o pagamento das promoções de abril de 2016, como também das promoções do período entre 2012 e 2014. Falta também o pagamento dos níveis remuneratórios do subsídio – atrasados desde julho de 2012.

Quanto à legislação, a Associação pede o encaminhamento da Lei de Organização Básica (LOB) que organiza a Polícia Militar e Bombeiros internamente; atualização do estatuto; criação do código de ética; e previdência dos militares sociais. “Não estamos pedindo privilégios, aumento. Estamos cobrando o cumprimento da lei que foi elaborada com a participação do Governo”, acrescenta Eliabe.

A decisão do Ato Público se deu na Assembléia Geral desta última quarta-feira (29), com a participação de mais de duzentos agentes de segurança pública, entre policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, no Clube Tiradentes.

DSC_1944