25 de abril de 2024
Natal

Prefeito Álvaro Dias renova com TRE/RN parceria para segurança nas eleições

Informe Publicitário

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu na manhã desta segunda-feira (15) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargador Glauber Rêgo. Na oportunidade, o desembargador agradeceu o apoio oferecido pelo Poder Executivo municipal durante o primeiro turno das eleições gerais, ocorrido no último dia 07 de outubro, e aproveitou o momento para reforçar o pedido para mais uma vez contar com a ajuda da estrutura municipal para o segundo turno das eleições, no próximo dia 28.

A Prefeitura do Natal disponibilizou todo o efetivo da Guarda Municipal para ajudar na operação de segurança durante o pleito, bem como cedeu diversas unidades da rede municipal de educação que serviram como locais de votação. Ainda houve uma atuação forte da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) na limpeza das áreas próximas aos colégios eleitorais, evitando a proliferação dos chamados “santinhos” dos candidatos que corriqueiramente são espalhados de forma irregular.

Álvaro Dias agradeceu a visita do desembargador Glauber Rêgo e determinou automaticamente que todas as providências sejam tomadas a fim de que a Prefeitura contribua no que estiver em seu alcance para que tudo ocorra de forma tranquila durante o segundo turno das eleições.

Foto: Alex Régis
Foto: Alex Régis

Mutirão de mamografias será realizado nos dias 18 e 19 na zona Oeste de Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará continuidade esta semana ao mutirão de mamografias gratuitas, dentro da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização quanto a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta semana, a ação será realizada nos dias 18 e 19 na Unidade de Saúde de Nazaré, no Distrito Sanitário Oeste. Além disso, durante o mês, as unidades de saúde realizarão diversas atividades de promoção à saúde da mulher.

Na primeira semana da ação, foram realizadas mais de 300 mamografias. A Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo reviver fecharam uma parceria para conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama. De 8 de outubro a 2 de novembro, a Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, estará realizando mamografias gratuitas em Natal. A demanda é aberta para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Ou seja, elas poderão fazer mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem a necessidade de pedido médico. Para as mulheres fora dessa faixa etária, é necessário requisição médica.

As ações acontecerão das 8h às 17h. Confira as datas e os locais:

18 e 19/10 – Unidade de Saúde de Nazaré – Rua Rubens Mariz, 744, Nazaré

22 a 26/10 – Unidade Rosângela Lima – Rua Santa Beatriz – Planalto

29/10 a 02/11 – Policlínica Zeca Passos – Praça Augusto Severo, 281- Ribeira

Programação do Outubro Rosa em Natal

Além disso, ao longo do mês, as unidades de saúde realizarão diversas ações de promoção à saúde da mulher, com o projeto Mulher 365 – O cuidar passa por todas as estações sendo realizado no dia 20 de outubro.

Eleição direta na Rede Municipal de Ensino reúne 316 pré-candidatos em curso de capacitação

Começou na noite de quinta-feira (11) o Curso de Capacitação destinado aos pré-candidatos à direção das unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. O curso é uma ação do Departamento de Gestão Escolar (DGE/SME) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A qualificação que conta com a participação de 316 pré-candidatos aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Presente na abertura do curso, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva destacou a importância do trabalho dos gestores para o funcionamento das unidades de ensino. “Os gestores têm a missão de cuidar e zelar pelo futuro das nossas escolas e centros de educação infantil. A educação é uma das mais importantes políticas públicas. É uma tarefa que demanda muita dedicação”, destacando que os eleitores serão ordenadores de despesas na esfera pública. O pleito eleitoral vai acontecer no dia 26 de novembro deste ano, das 7 às 22h, conforme o funcionamento da unidade de ensino.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), Wagner Douglas Artur do Nascimento, haverá eleição em 71 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 69 escolas de Ensino Fundamental, totalizando 140 unidades de ensino. Em outras seis instituições, não houveram inscrição de chapas. Ainda segundo os dados informados pelo presidente, 89,30% das unidades de ensino formaram apenas uma chapa e 10,70% concorrerão ao pleito com duas chapas.