24 de abril de 2024
Diversos

Prefeito de Natal decreta luto oficial de três dias em virtude da morte de Padre Tiago

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, divulgou nota de pesar pelo falecimento de Padre Tiago Theisen e decretou luto oficial de três dias:

Com grande tristeza na alma e no coração recebi a notícia da partida do padre Tiago Theisen, um homem que dedicou toda sua vida aos mais pobres, aos mais necessitados, um abnegado pelas causas sociais e uma pessoa que posso considerar um amigo de longas datas. Fiz questão de pessoalmente fazer a aplicação da vacina contra a Covid nele, pelo gesto simbólico alí, como médico e como prefeito, agradecendo, em nome de todos os cidadãos, o muito que padre Tiago fez por Natal.

Para fazer o que padre Tiago fez é preciso coragem, dedicação e amor, e isso ele demonstrou desde o dia que chegou em nossa cidade.

Com 65 anos de sacerdócio, mais de 50 em nossa cidade, iniciou suas atividades em Natal, vindo da Bélgica, ainda em 1968 pelo bairro das Quintas, que àquela época não era paróquia ainda, depois assumiu a missão em toda a Zona Norte, ajudando a construir mais de 40 capelas e igrejas, ambulatórios, escolas, clubes de mães, instalou gabinetes odontológicos, e fez um grande trabalho de alfabetização erguendo os “Jardins de infância do padre Tiago”.

Tive a oportunidade, ainda como estudante de medicina, em ajudar no atendimento ambulatorial que ele criou, vendo de perto a carência e as necessidades básicas de acesso que as comunidades mais pobres tinham aos serviços médicos.

Foi por todo esse trabalho, que no ano passado tive a honra de lhe conceder em uma cerimônia emocionante e muito concorrida a maior honraria da prefeitura de Natal, a Ordem do Mérito Felipe Camarão, pelos relevantes serviços prestados à nossa cidade.

E guardei bem suas palavras quando agradeceu a homenagem, quando com sua voz já fraca disse: “o segredo da felicidade é dar felicidade aos outros”, citando o mandamento de Jesus para que amássemos uns aos outros.

Em agosto último voltei ao casarão do Bom Pastor na comemoração do seu aniversário de sacerdócio. Hoje, recebi a triste notícia de que não mais o teremos entre nós, mas fica o exemplo de ser humano, com essa atitude de vida de conciliar a dedicação a levar a palavra de Deus tendo compaixão por todos seres e em especial os mais necessitados.

Padre Tiago, que desde 1982 assumiu a paróquia Santa Maria Mãe, partiu num sábado, o dia dedicado a fé Mariana, pois, como contam os evangelhos, no sábado que precedeu a Ressureição, os apóstolos e discípulos titubearam e se trancaram em suas casas com medo da perseguição, só Maria não vacilou em nenhum momento em sua fé.

Como cristão, tenho certeza de que a fé inquebrantável que teve durante toda a sua vida e a obra que deixou serão para Padre Tiago o caminho para a vida eterna.

Pelo exemplo de vida e pelo ser humano que foi Padre Tiago, presto mais uma homenagem a ele, declarando luto oficial de três dias na cidade, numa homenagem póstuma a esse homem que tanto fez por Natal.

Álvaro Dias

Prefeito de Natal