28 de março de 2024
Natal

Prefeito de Natal discute melhorias para a Cidade Alta com representantes de Associação

Especial Publicitário

O prefeito Álvaro Dias reuniu-se nesta terça-feira (28) com representantes da Associação Viva o Centro, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. Na reunião que contou com a presença de secretários municipais, o prefeito leu a pauta em voz alta e pediu aos secretários para se manifestarem. “Recentemente, a Prefeitura restaurou a malha viária da Cidade Alta. Daremos prioridade às reivindicações”, reforçou o gestor.

Entre os pleitos apresentados pelos comerciantes do Centro, constam a instalação de 100 lixeiras ecológicas, serviço que iniciará nesta quarta-feira (29), com a instalação das primeiras 30 lixeiras; substituição das atuais lâmpadas amarelas por lâmpadas de LED; projeto de urbanização; estacionamento para viaturas policiais; fechamento de ruas para eventos; apoio da Guarda Municipal na ronda e videomonitoramento; poda de árvores e decoração natalina nas principais vias do bairro.

Natal vacina mais de 24 mil cães e gatos na Campanha Antirrábica

Iniciada em seis de agosto, seguindo até cinco de outubro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2018 já imunizou mais de 24 mil cães e gatos em Natal, de acordo com dados repassados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Segundo as estatísticas, foram 16.115 cachorros e 8.238 gatos, um total de 24.353. O Distrito Sanitário Norte I (DS Norte I) foi o que aplicou a maior quantidade de vacinas, com 6.451 no total, seguido por: DS Norte II (5.970); DS Oeste (4.789); DS Sul (5.103); e DS Leste (1.950).

A vacinação segue porta a porta por agentes de combate às endemias, agendamentos de condomínios e acumuladores de animais (pessoas que tem mais de cinco animais). Os agendamentos são feitos pelos Distritos Sanitários, ligando para os números, Norte I (3232 8181); Norte II (3232 3871); Sul (3232 8007); Oeste (3232 8304); e, Leste (3232 8235).

Através desses contatos, a população também pode buscar informações de postos itinerantes que estão sendo montados todas as semanas em pontos estratégicos da cidade.

A expectativa é que 130.838 animais sejam vacinados durante toda a campanha, sendo 91.168 cães e 39.670 gatos. O Dia D acontece em 29 de setembro.

UPA Sul completa um ano de funcionamento com mais de 110 mil atendimentos

Inaugurada em 29 de agosto de 2017 como mais uma opção de atendimento em urgência e emergência para a população, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Leônidas Ferreira, ou simplesmente UPA Sul, no conjunto Cidade Satélite, completa um ano de funcionamento com mais de 110 mil atendimentos.

Foram mais de 69 mil atendimentos em clínica médica, 27 mil de nebulização/inalação e sete mil de serviços social, entre outros. Além disso, ainda foram 98 mil exames laboratoriais e 250 mil prescrições de medicamentos.

A UPA Sul tem capacidade de atendimentos de urgências e emergências, principalmente os mais graves, como acidentes cardiovasculares (AVC), infarto, fraturas, cortes, hipertensão arterial e febres altas com risco de convulsões. Na ala de classificação de risco vermelha, para casos mais complexos, os leitos são equipados com respirador, máquinas de monitoramento cardíaco e conta com profissional médico 24 horas no local.

O espaço ainda dispõe de mecanismo de acolhimento com classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester, dispondo ainda de exames como raios-X, eletrocardiografia, pequenas cirurgias (sutura), laboratório, nutrição e serviço social.

A UPA Sul recebeu investimento de R$ 3,3 milhões, com recursos do próprio município e do Ministério da Saúde. Natal ainda conta com outras três UPAs: Pajuçara e Potengi, na zona Norte da cidade, e Esperança, na zona Oeste.