28 de março de 2024
Natal

Prefeitura de Natal assina ordem de serviço para obras de reestruturação viária na Redinha

Para potencializar o setor turístico da cidade, nesta terça-feira (28), o prefeito Álvaro Dias, assinou a ordem de serviço para a reestruturação viária do novo acesso ao Polo Turístico da Redinha, com a pavimentação e recapeamento da rua Maruim, rua Francisco Ivo e acesso ao quebra-mar. O secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Carlson Gomes, e o representante da construtora TCPAV, Jarbas Filho, também firmaram o documento.

O turismo é a mola mestra da economia de Natal e, na Zona Norte, a Redinha é um dos principais locais devido à tradição de gastronomia da ginga com tapioca. Do setor, derivam outros 52 segmentos, formando uma cadeia produtiva responsável pela geração de mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade e milhares de empregos. “O turismo da nossa cidade precisa ser sempre valorizado e fortalecido. Estamos dando mais um passo para a concretização do Complexo Turístico da Redinha. Estamos fazendo isso também pela Zona Norte e pelo potencial de riqueza que o projeto deve gerar na região”, destacou o prefeito Álvaro Dias. 

A obra do Complexo Turístico da Redinha foi dividida em cinco lotes, sendo assinada a ordem de serviço do quarto lote, orçado em torno de R$ 8 milhões. Este lote dará início às obras de recapeamento asfáltico da rua Maruim e requalificação viária da rua Francisco Ivo, com a criação de novos acessos ao local, abertura de nova rua ligando a ponte Newton Navarro ao mercado, além de  recuperar e tornar acessível o quebra-mar da praia da Redinha, com a criação de um mirante.

Na rua Maruim, atualmente em terreno carroçável, será feita a pavimentação asfáltica com duas faixas de rolamento em cada sentido, separadas por uma ciclovia em canteiro central, amplas calçadas arborizadas em toda sua extensão, além da construção de uma praça com academia para os moradores da região. O segundo trecho da rua Maruim que receberá os serviços será o antigo acesso à Balsa da Redinha que terá cerca de 730m de pavimento asfáltico, calçadas padronizadas, arborização, ciclorrotas, e moderna iluminação pública. 

O prefeito externou sua satisfação em assinar mais uma ordem de serviço voltada ao desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população. “Agora é tocar esta obra importantíssima para a cidade de Natal que irá iniciar na primeira quinzena de janeiro e que fará uma completa mudança na região trazendo segurança e uma rede de drenagem moderna que, quando pronta, interligará as vias ao Complexo Turístico”, reforçou.

“Se tudo correr dentro do planejado, dentro de 18 meses iremos transformar, de vez, aquele setor de nossa cidade, dando pujança econômica para todo o segmento turístico que trabalhará no complexo e no seu entorno. Vai ficar uma bela obra, revitalizando a Redinha, reformando o mercado, instalando quiosques para comidas típicas. Além disso, vamos construir um centro de comercialização de artesanato e ficará um local muito agradável para as famílias natalenses desfrutarem das belezas naturais da Redinha, com uma vista privilegiada da ponte Newton Navarro. Aproveitaremos a oportunidade para reativar os passeios de barco. Esse projeto vai encantar a todos e será uma grande atração para os turistas”, apontou o prefeito Álvaro Dias.

Foto: Alex Régis