24 de abril de 2024
Natal

Prefeitura de Natal divulga lista com os aprovados no concurso da saúde

 Informe Publicitário

O resultado final do concurso para o provimento de cargos no quadro permanente da Secretaria Municipal de Saúde do Natal foi divulgado na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial do Município. O certame ofertou 1.647 vagas, sendo 761 de nível médio e 886 de nível superior. A lista dos aprovados está disponível no link http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20181114_d5c30b1a19fd54668022d6e0f24671da.pdf. A próxima etapa é a homologação. De acordo com a secretaria municipal de Administração a publicação com a homologação do concurso será publicada no Diário Oficial do Município, no dia 28/11.

Serão preenchidas vagas nas seguintes funções: Auxiliar de Farmácia; Auxiliar em Saúde Bucal (ASB); Técnico de Nutrição; Técnico em Enfermagem; Técnico em Enfermagem do Trabalho; Técnico em Radiologia; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Saneamento; Técnico em Patologia Clínica para o nível médio.

Já no nível superior os candidatos disputaram vagas para: Assistente Social; Biomédico; Educador Social; Enfermeiro; Enfermeiro do Trabalho; Enfermeiro Obstetra; Farmacêutico;  Farmacêutico Bioquímico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médicos em diversas especialidades ;Nutricionista ; Odontólogos em diversas especialidades ; Radiologia Odontológica ; Profissional de Educação Física; Psicólogo; Sanitarista e Terapeuta Ocupacional.

“É mais uma etapa que cumprimos. A importância desse concurso é imensurável. Vamos garantir que a população possa ter ainda mais acesso à saúde com a presença desses novos profissionais. Estamos substituindo contratos temporários e com cooperativas por servidores concursados e, além disso, estamos preenchendo as vacâncias, evitando que haja descontinuidade de serviços”, disse o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

 

Prefeito Álvaro Dias anuncia a reforma da Praça Gentil Ferreira no Alecrim

A praça Gentil Ferreira, a mais tradicional do bairro do Alecrim, passará por uma ampla reforma nos próximos meses. O anuncio foi feito pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta quarta-feira (14), em um almoço promovido pela Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) para a divulgação de uma pesquisa realizada pela instituição que identificou os principais anseios dos empresários do bairro. As principais reivindicações da classe empresarial estão ligadas a ampliação e organização das vagas de estacionamento, reforço na segurança, iluminação e limpeza pública, além de uma fiscalização maior sobre o comércio ambulantes.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, parabenizou a Fecomércio/RN e a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim pelo trabalho desenvolvido em prol do fortalecimento da região. Ele lembrou que o Alecrim é responsável pela geração de boa parte do produto interno bruto da capital potiguar e merece uma atenção especial. Álvaro lembrou que o Brasil passa por uma crise financeira e isso tem afetado a capacidade de investimento dos poderes públicos, mas mesmo enfrentando essas dificuldades ele determinou que a secretaria municipal de Serviços Urbanos desse início ao processo para a reforma da Praça Gentil Ferreira:

“Aquele é um espaço histórico para a cidade e está necessitando de uma ampla reformulação. A Semsur já iniciou os trâmites licitatórios para executarmos a obra. Iremos investir no paisagismo, melhorar o passeio público, teremos também um novo projeto de iluminação. A base da Guarda Municipal de Natal que está situada na praça já foi reaberta e também será reformada. Enfim, vamos entregar um equipamento público requalificado e do jeito que o Alecrim merece”, anunciou.

A pesquisa também identificou a questão dos vendedores ambulantes como sendo prioridade. Para 93,9% dos empresários a Prefeitura deve remove-los das frentes das lojas e promover uma ampla organização do comércio informal da região. Álvaro Dias reconheceu essa necessidade e disse que a gestão municipal está aberta ao diálogo permanente para buscar a melhor solução para todos: “Desde que assumi a Prefeitura participei de diversas reuniões com todos os segmentos, temos um diálogo franco e iremos manter esse canal aberto para discutirmos o melhor para o Alecrim. Ouvimos as reivindicações e estamos buscando atende-las dentro da nossa realidade. Já avançamos em vários pontos e estamos determinados a transformar a realidade do bairro, pois sabemos da sua importância para a cidade”.

 

Prefeito Álvaro Dias entrega prêmios de concurso de desenho e redação promovido pela SEMUL

“Transformadora”. A palavra resume, segundo a professora Eliana Severina da Silva Araújo, a experiência vivida pelos alunos da Rede de Ensino Fundamental do bairro de Nossa Senhora da Apresentação. A educadora foi orientadora da aluna Kemilly Emanoeli Nunes Silvestre, estudante da Educação Infantil do CMEI Belchior Jorge de Sá, vencedora na Categoria Desenho do Concurso de Redação e Desenho “Paz para além de uma palavra”. O concurso faz parte da programação dos projetos Mulheres da Paz e Protejo, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), da Prefeitura de Natal.

O prefeito Álvaro Dias esteve, na manhã desta quarta-feira (14) na escola Municipal Professor Waldson Pinheiro, na zona Norte e Natal para entregar os prêmios aos vencedores, junto com a secretária da SEMUL, Andréa Ramalho. “Quero parabenizar a todos que participaram, não apenas os que venceram e foram premiados, mas também a toda comunidade escolar que se mobilizou. Aos professores e pais. São iniciativas como essa que têm que ser incentivadas e multiplicadas, para que os jovens e crianças se sintam cada vez mais com vontade de participar e aprimorar seus conhecimentos e terem uma participação ainda mais efetiva nos meios educacionais”, comentou o prefeito.

Os estudantes foram estimulados a elaborar tanto redações quanto pinturas que transparecessem o respeito à mulher e que valorizassem uma cultura de paz na comunidade. “A ideia foi envolver a comunidade escolar para falar sobre paz e respeito às pessoas. Nós estamos muito felizes com a participação, agradeço aos diretores, aos professores e a todos da comunidade. Implantamos políticas públicas em defesa da mulher e sabemos das dificuldades para isso, mas seguimos fortes com os projetos”, explicou a secretária da SEMUL, Andréa Barbalho.

Os primeiros e segundos colocados de cada categoria receberão notebooks de última geração, kits de brinquedos educativos e bicicletas. Os professores dos alunos premiados receberão um Kindle tela de 6″ com tecnologia Ink Pearl™. Neste concurso, a SEMUL contou com a parceria do Grupo 3 Corações. A professora Eliana Severina, que resumiu a experiência dos alunos como transformadora agradeceu ao prêmio e ressaltou que as mudanças na estrutura de ensino do Município podem ser vistas com facilidade.

“Sou professora há mais de 20 anos, estou no CMEI há quatro, mas é muito evidente o que mudou. Tenho exemplo de pais que buscaram escolas privadas em toda zona norte e não encontraram a estrutura que temos no nosso CMEI. Além da questão física temos professores preparados, todos com pós-graduação e aperfeiçoamento constante. Estimulamos a leitura e experiências como essa do concurso que fazem com que eles apresentem a realidade deles através de textos e desenhos. Minha turma de Educação Infantil não era para estar lendo ainda, mas eles já estão silábicos. O Caíque, que foi quinto lugar no concurso escreveu sozinho a palavra PAZ no desenho dele. Isso estimulou os outros a fazer também. É muito expressiva a mudança e ficamos muito felizes com isso”, contou a professora.