28 de março de 2024
Natal

Prefeitura de Natal inaugura Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo e aulas começam com 240 alunos

Um espaço educativo de excelência para formação profissional e geração de oportunidades de emprego e renda foi inaugurado nesta terça-feira (31) pela Prefeitura de Natal. A solenidade de abertura do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, no Alecrim, contou com a presença do prefeito Álvaro Dias e do secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, titular da pasta responsável pela gestão do CMTE. O novo espaço passa a funcionar já a partir desta quarta-feira (1º), com 240 alunos inscritos em diversos cursos. A abertura também teve a participação de autoridades e representantes de entidades de classe.

O Centro funciona em prédio equipado pela prefeitura na avenida Presidente Bandeira, 765, e integra a partir de agora os serviços antes concentrados nos dois centros municipais de Trabalho Emprego e Renda, que funcionavam na Cidade Alta e no próprio Alecrim. A coordenação do espaço será toda feita pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). O objetivo é estimular e apoiar os pequenos negócios, que buscam oportunidade de emprego, e de se qualificarem, fomentando a economia da cidade. Através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Sebrae-RN, começam a ser oportunizados cursos de qualificação, orientações sociais e profissionais, oficinas de comportamento para o mundo do trabalho e oficinas de educação financeira, entre outros serviços que farão parte do novo equipamento do município. 

O prefeito Álvaro Dias ressaltou a importância e os benefícios do CMTE para os natalenses em um lugar de importância para o comércio da capital, o bairro do Alecrim. “Inauguramos este que considero um instrumento de muita relevância para quem quer recomeçar, montar o seu negócio e buscar o primeiro emprego. É uma iniciativa fundamental para apoiar a geração de renda dos empreendedores, principalmente agora que a pandemia está nos últimos estertores, então nossos esforços são para a retomada das atividades produtivas e econômicas. Tenho certeza de que, com capacitações, treinamentos, investimentos, diálogo e com a frequente busca do conhecimento, iremos prosperar”, garantiu o prefeito.

Para o secretário Adjuto Dias, este é mais um marco da gestão municipal após o desafio da pandemia que tem causado perdas. “Se a prioridade era a luta pela vida, agora nos engajamos na luta por igualdade e inserção das pessoas no mercado de trabalho e na busca por qualificação profissional”, disse. O gestor destacou que a estrutura do CMTE trará à população um espaço de inovação, tecnologia e empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento das empresas locais e a preparação da mão de obra para atender as demandas do mercado atual. “Nosso objetivo é que o Centro seja um ambiente integrado e de cooperação institucional, com foco no empreendedorismo e na inovação, incentivando a educação empreendedora e a inovação. Vamos aproximar trabalhadores e empresários num mesmo ambiente, reduzindo tempo e a burocracia, privilegiando a abertura de novos negócios”, detalhou o secretários.

Educação para o empreendimento

O CMTE já vai começar a operar com um diferencial, pois contará com uma sala voltada especialmente para o fomento do empreendedorismo, ofertando o tratamento dedicado a microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e empreendimentos de economia solidária. Assim, vai possibilitar que os alunos recebam a devida orientação para a abertura de seu próprio negócio.

Dentre os serviços disponíveis, estão os atendimentos do Sine Natal com Habilitação de Seguro desemprego; cadastramento de vagas e encaminhamento para vagas de emprego;  emissão de RG,  Orientação para o Empreendedorismo; Captação de Vagas  de Emprego; Intermediação de Mão de obra; Orientação Profissional; Serviço Social; Qualificação Profissional;  Cursos de Qualificação profissional nos dois turnos (Manhã e Tarde), Oficinas de Comportamento para o Mundo do Trabalho. Além disso, o Departamento de Gestão, Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), da Semtas, estará no novo prédio com ações voltadas aos artesãos locais, desenvolvendo ainda mais a economia solidária e o empreendedorismo no segmento.

As salas de aula homenageiam educadores importantes brasileiros e norte-rio-grandenses, como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Câmara Cascudo, Anísio Teixeira, Nísia Floresta, Moacyr de Góes. Já a Sala do Empreendedorismo, que vai expor os trabalhos daqueles que concretizaram seus negócios, foi dedicada ao empresário Nevaldo Rocha, fundador do Grupo Riachuelo.

O diretor superintendente do Sebrae, Zeca Melo, se disse contagiado com a estrutura moderna. “Um lugar bonito, moderno e acolhedor para atender as pessoas em sua busca pelo primeiro emprego ou no sonho de empreender. Estamos felizes em celebrar mais esta parceria com a prefeitura de Natal, que é atualmente nosso maior parceiro aqui no Estado”, pontuou Melo, lembrando outras parcerias voltadas para a qualificação, que contou com a capacitação de 1500 pessoas formais e informais na área de bio prevenção, a inauguração da Loja do Empreendedor na zona Norte e a repaginação da loja Natal Original, em Mirassol.

Foto: Joana Lima