15 de abril de 2024
Natal

Prefeitura de Natal mantém ações para minimizar possíveis efeitos das chuvas

Preocupada com os possíveis danos causados pelas chuvas de inverno que se aproximam, a Prefeitura de Natal mantém uma programação diária de ações e serviços para minimizar os estragos provocados pelas precipitações pluviométricas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), o órgão realiza ações diariamente na cidade, como medidas preventivas, como, por exemplo, limpeza de lagoas de captação e manutenção de galerias, além do conserto de bombas hidráulicas, quando ocorre a quebra de alguma. Na semana passada, a secretaria trabalhou na limpeza da Lagoa do Preá, e nesta semana a equipe se concentra na Lagoa do Primavera. Todas essas ações fazem parte da manutenção da rede de drenagem.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) também atua na manutenção das calhas, galerias e limpeza de lagoas de captação, de acordo com as prioridades firmadas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acordado com o Ministério Público. A Urbana realiza, ainda, a limpeza dos taludes e da parte externa das lagoas com uma equipe específica para o serviço.

Áreas de risco
Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), a Defesa Civil informou que faz vistorias em todas as lagoas de captação da cidade de duas a três vezes por ano. As áreas de risco também recebem atenção especial da Defesa Civil, como, por exemplo, Mãe Luiza, comunidade do Jacó, Passo da Pátria e algumas comunidades da Zona Norte.

O órgão faz acompanhamento todo mês e também treinamento com a população, alertando para eventuais rachaduras nos imóveis. Caso seja verificado algum risco, a pessoa deve ligar para o 190 (Ciosp) e informar o ocorrido. Além disso, a Defesa Civil verifica a situação das lagoas de captação e das bombas instaladas.

Limpeza de galerias