20 de abril de 2024
Natal

Prefeitura de Natal reforma quadras e equipamentos esportivos

Informe Publicitário

A Prefeitura de Natal entrega, até o final deste ano, 28 quadras poliesportivas e equipamentos de esportes reformados, equipados, ampliados e adaptados para portadores de necessidades especiais. Quatorze destes já foram concluídos. O programa, administrado pela Secretaria de Esporte e Lazer tem R$ 3,2 milhões em recursos próprios do Município que asseguram cobertura de 100% dos equipamentos (140 em toda a cidade) até 2019.

De acordo com o organograma de entregas, elaborados pela SEL, nas próximas semanas as comunidades beneficiadas serão: Conjunto dos Garis, Alvorada 4, Parque das Dunas e Nova Natal. Estes locais irão receber o projeto “Jogadaço”, responsável por oficializar a liberação para o uso da população. “É o momento em que a gente convida as famílias, as mães, os pais e as crianças para fazermos uma grande confraternização para que eles possam receber aquele espaço de volta. A gente tem visto momentos muito bonitos, com toda a comunidade envolvida, com aquele equipamento que dá uma energia nova para aquele bairro, para aquela comunidade que está sendo atendida e a gente fica muito feliz em poder fazer isso através do esporte”, explicou a Secretária de Esportes, Danielle Mafra.

A titular da pasta explica que esse contrato de manutenção é inédito na Prefeitura de Natal e permitiu agilidade nas obras, além de garantir a possibilidade de que os serviços cheguem aos 140 equipamentos. Sobre o “Jogadaço”, Danielle Mafra explica que o projeto vai além de um simples evento para a comunidade. “Vou exemplificar. No Conjunto Alvorada, onde recentemente entregamos a quadra poliesportiva – o “Jogadaço” teve aula de Zumba, um torneio de futebol, um torneio de basquete. A comunidade recebeu, através do Centro Comunitário um kit do material esportivo, com bolas, redes e outras coisas para que elas possam fazer o uso do equipamento da melhor forma”, enumerou.

De acordo com a SEL, a escolha da ordem dos equipamentos a serem reformados atende a critérios de objetividade e também de sensibilidade. “O primeiro critério foi a emenda parlamentar impositiva, comunidades mais voltadas para o esporte, com maior índice de criminalidade, aquelas comunidades mais carentes em equipamentos esportivos e principalmente observando a distribuição nas quatro zonas administrativas”, justificou.  “Esse é o momento de recuperar a autoestima da população natalense, recuperar o direito de ir para a sua rua, de ocupar as praças, de ocupar as quadras com atividade física”, acrescentou.

Confira a lista dos equipamentos esportivos já concluídos:

Quadra do Palácio dos Esportes, Campo de Areia da praça de Neópolis, Campo de Futebol do Estádio Batistão em Mãe Luíza, Campo de Futebol do Pajuçara, Quadra do Conjunto dos Garis, Quadra do Conjunto Alvorada IV, Quadra do Nova Natal, Quadra do Cidade Praia, Quadra do Parque das Dunas, Quadra de Lagoa Seca, Quadra do Mirassol, Quadra de Neópolis, Quadra do Flamboyant e Quadra do Bom Pastor.

Esporte

 

Natal participa da campanha Tudo começa Azul no Sul do país

Nos dias 06 e 07 de novembro a Prefeitura do Natal, em parceria com a ABIH, prefeitura de Mossoró, prefeitura de Tibal do Sul, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e AzulViagens, apresentam as belezas do estado para as cidades de Curitiba e Porto Alegre, dando continuidade a Campanha Tudo Começa Azul.

O evento que destacou o potencial turístico da capital potiguar, ofertou capacitação para que agentes de viagens impulsionem venda de pacotes turísticos para o destino, atingindo em média 160 profissionais, apenas na edição de Curitiba e Porto Alegre.

Para a Secretária de Turismo Christiane Alecrim “A ação é uma excelente oportunidade para que Natal seja reconhecida como destino turistico de alta qualidade, com beleza natural, cultura, gastronomia e hospitalidade ímpares”. A campanha ainda passará por mais 8 cidades que possui alto potencial de emissão turística.

Prefeitura do Natal divulga calendário de matrículas da Rede Municipal de Ensino para 2019

O calendário de matrículas para o ano letivo de 2019 para a Rede Municipal de Ensino já está pronto.  A Secretaria Municipal de Educação divulga oficialmente nesta terça-feira (06), o calendário que foi organizado pelo Departamento de Gestão Escolar (DGE) e Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE), tem como objetivo sistematizar o processo de matrículas nas 146 unidades de ensino da Prefeitura do Natal.

“O primeiro momento começa nesta terça-feira (06) e segue até o dia 30 de novembro, que corresponde ao período da matrícula antecipada para novatos, voltada para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Os alunos com deficiência que já integram a Rede Municipal possuem suas vagas garantidas por meio da renovação da matrícula”, destaca a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva. Atualmente a Rede Municipal atende cerca 1.455 alunos com deficiência.

Para dinamizar o processo de matrícula em toda Rede Municipal de Ensino, o Setor de Normas e Organização Escolar elaborou um documento que tem como objetivo orientar o processo de matrícula que se inicia neste ano e segue até 2019. O documento oferece as informações essenciais para gestores das unidades de ensino, definindo com total clareza, o trabalho a ser desenvolvido pelas unidades de ensino da rede, de acordo com a legislação vigente. Além disso, todos os gestores das 72 escolas de Ensino Fundamental e dos 74 Centros de Educação Infantil participaram no dia 23 de outubro, de uma formação sobre o processo de matrículas.

Segundo a professora Justina Iva de Araújo Silva, toda rede municipal tem como princípio divulgar amplamente todas as datas da matrícula, destacando que “a matrícula antecipada dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação vai garantir uma melhor organização de turmas quanto ao número de alunos”.

Sistema de Matrícula On-Line       

De acordo com as orientações gerais para a matrícula, o processo de solicitação de vaga de estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino de Natal será através do Sistema de Matrícula On-line para o ano letivo de 2019, por meio do endereço eletrônico:  https://natal.rn.gov.br/sme/matriculaonline. Já o “Portal do Aluno” que vai entrar em funcionamento em janeiro de 2019 vai disponibilizar toda vida escolar do estudante na Rede Municipal de Ensino. O portal vai ser acessado no seguinte endereço: educacao.natal.rn.gov.br/portaldoaluno.

Segundo as informações do Setor de Normas e Organização Escolar, a solicitação de vaga pelo Sistema de Matrícula On-line será de responsabilidade do estudante ou de seus responsáveis, mas caso haja dificuldade de acesso à internet, a unidade de ensino deverá colaborar realizando a matrícula do estudante.

“Os pais ou responsáveis podem entrar a qualquer hora, em qualquer computador, celular ou tablete e fazer a solicitação da vaga para seu filho. Com isso, evita a formação de filas ou que os pais pernoitem na unidade de ensino”, destaca a assessora pedagógica do Setor de Normas e Organização Escolar, Maria Marly Moura da Silva.

A SME disponibilizará uma Central de Matrícula para aqueles estudantes que não tenham acesso à internet, das 9h às 15h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O estudante poderá escolher até cinco unidades de ensino, sendo a escolha de três obrigatórias, seja por turno de funcionamento ou por bairro. A Central de Matrícula disponibiliza o telefone (84) 98631-5783 para informações e retirada de dúvidas.

Marly Moura explica que após a publicação do resultado das vagas concedidas, no Sistema de Matrícula On-line, o estudante deverá comparecer à unidade de ensino no prazo de 04 (quatro) dias úteis para a efetivação da matrícula e apresentação da documentação. Caso a matrícula não seja efetivada dentro do prazo, a solicitação será cancelada e a vaga retornará para as vagas remanescentes.

“Os estudantes e seus responsáveis devem ficar atentos às datas da solicitação de vaga, da publicação do resultado das vagas concedidas e a da efetivação da matrícula na unidade de ensino”, reforça a assessora pedagógica.

No dia da efetivação da matrícula na unidade de ensino, o estudante deverá apresentar a documentação comprobatória (certidão de nascimento da criança, CPF do estudante, CPF do responsável, carteira de identidade do responsável, comprovante de residência e contatos telefônicos).

A solicitação de matrícula dos estudantes novatos através do Sistema de Matrícula On-line segue as seguintes datas:
06 a 30/11/2018: Matrícula antecipada para alunos com deficiência;

19 a 26/12/2018 Matrícula para Educação Infantil – Pré-Escola: Níveis III e IV;

16 a 25/01/2019: Cadastramento das crianças para o sorteio da creche – Educação Infantil no Sistema On-line;

28/01/2019: Sorteio das vagas das creches (unidade de ensino);

13 a 20/02/2019: Matrícula para o Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano;

06 a 20/02/2019: Matrícula para EJA (Níveis I ao IV).