28 de março de 2024
Cidades

Prefeitura de São Gonçalo passa a usar prontuário eletrônico em todas unidades de saúde do município

Buscando melhorar a qualidade do atendimento de saúde durante a pandemia de Covid-19, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN antecipou a implementação do sistema de prontuário eletrônico em todas unidades de saúde e no Centro de Pediatria do município. Desde a última segunda-feira (19), os são-gonçalenses já estão utilizando o novo sistema que substitui o processo das fichas convencionais.

O e-SUS AB, Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), possibilita o armazenamento de todas as informações clínicas e administrativas do usuário nas UBSs, o que otimiza o fluxo de atendimento e permite a integração das equipes de Atenção Básica. Além disso, os dados compilados servirão para executar um planejamento das ações de saúde, preventivas ou evolutivas, e acompanhar o alcance das metas pactuadas pelo Ministério da Saúde (MS).

“Todas as unidades passaram por readequação na estrutura e os profissionais por capacitação. Um grande avanço para o sistema de saúde público de São Gonçalo do Amarante. Hoje se o paciente do Centro da cidade estiver na zona rural e precisar de atendimento, ele será atendido e todo seu histórico de consultas, tratamentos e medicamentos estará disponível para o médico, gerando um atendimento mais detalhado e qualificado”, observa Jalmir Simões, secretário municipal de Saúde.

O sistema e-SUS também é integrado ao Cartão Nacional de Saúde, o que permite fazer manutenção desses cadastros, e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo gestor municipal através de relatórios enviados à base nacional. O PEC é uma ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, e adotada por diversos municípios em todo o país.

WhatsApp Image 2020-10-26 at 15.59.11