24 de abril de 2024
Cultura

Prefeitura do Natal entrega Plano Municipal de Cultura à Câmara de Vereadores

O prefeito Carlos Eduardo assinou nesta segunda-feira (06) o projeto de Lei que cria o Plano Municipal de Cultura (PMC), documento de planejamento estratégico para os próximos dez anos para o segmento cultural da cidade e parte integrante do futuro Sistema Municipal de Cultura. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal entregou o PMC ao presidente da Câmara de Vereadores, Franklin Capistrano. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura do Natal e contou com a participação de secretários de governo, vereadores e representantes dos mais diversos segmentos culturais da cidade.

“A classe cultural de Natal discutiu, conversou e chegou ao documento que entrego hoje ao presidente da Câmara Municipal. Este é um plano de estado e não de governo. Todos nós vamos passar, outros virão para os nossos lugares, mas agora a cidade tem algo consiste na área da Cultura. Temos um Plano Municipal de Cultura que vai nortear as ações deste segmento independente do gestor”, disse o prefeito Carlos Eduardo.

O Plano Municipal de Cultura é composto de eixos temáticos que vão desde patrimônio e memória, à democratização do acesso, acessibilidade e sustentabilidade, passando pelos serviços e produtos culturais, formação, qualificação da cadeia produtiva da cultura, gestão e serviços culturais ofertados à população.

O PMC passou por consulta pública online durante 90 dias, discussões com inserção dos conteúdos disponíveis para a população e participação da população nos encontros presenciais nas quatro regiões administrativas com média de participantes por cada região de 500 pessoas. No total, 22 integrantes participaram da elaboração do Plano Municipal de Cultura com seis eixos temáticos, seis capítulos, 20 estratégias e 47 ações para os próximos dez anos (2016/2026).

????????????????????????????????????
Foto: Marco Polo