24 de abril de 2024
Natal

Prefeitura garantiu qualificação profissional para mais de 5.000 pessoas este ano

A crise financeira vem causando efeitos danosos na sociedade brasileira, principalmente na geração de emprego. Atualmente, 12,1% de brasileiros estão desempregados. Em Natal, para mudar essa realidade e contribuir para o incremento da economia da capital potiguar, a Prefeitura desenvolve um amplo programa de qualificação profissional que só em 2019 capacitou 5.533 pessoas em todas as regiões da cidade. Só neste mês de dezembro, mais de 1.700 pessoas receberam certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes promovidos pela secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

A mais recente solenidade de conclusão de cursos aconteceu na última segunda-feira (16) e contemplou 650 formandos da Zona Norte. Eles foram certificados pela formação em cursos como corte de cabelo, maquiagem, manicure, design de sobrancelhas, massagem corporal, escova e penteados, espanhol para recepção, boneca de pano, arte em feltro, doces gourmet, pintura em tecido, customização, decorações em recheios, bordado rústico, entre outros. Todo o trabalho é coordenado pela secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social.

“Este ano, conseguimos dobrar nossa meta e entregar mais de 5.000 certificados, assim como dobramos a meta das tipologias de cursos, hoje em mais de 80. Vamos inovando e avançando cada dia mais, ajudando as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida”, afirma a secretária de Trabalho e Assistência Social, Andréa Dias, cuja pasta coordena o Programa de Qualificação Profissional do Município.

Uma das alunas capacitadas, Meire Dantas participou do curso para produção de salgados. De posse do certificado de conclusão, ela projeta um futuro promissor. “Estou muito feliz em receber uma oportunidade como essa, uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Não vejo a hora de começar a produzir e comercializar os meus produtos”, disse ela, ao receber seu certificado.

Essa alegria também foi compartilhada por Lidiane Coelho, que se formou depois de passar pela capacitação em corte de cabelo. Ela foi a oradora da turma de concluintes e, emocionada, afirmou que aquele momento representava a realização de um sonho para todos. “Todo o nosso esforço e dedicação estão sendo premiados com o recebimento dos diplomas, mas esse é apenas mais um passo na nossa trajetória. Agradeço à Prefeitura pela oportunidade oferecida e aos professores por todo o carinho e acolhimento. Vamos agora colocar em prática aquilo que aprendemos e tenho certeza que alcançaremos muitas coisas positivas”, acredita ela.

Secretária Andrea Dias entrega certificado de qualificação profissional - Foto: Marco Polo Veras
Secretária Andrea Dias entrega certificado de qualificação profissional – Foto: Marco Polo Veras