23 de abril de 2024
Natal

Prefeitura lança programa Passe Qualifica Natal

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas, entrega nesta sexta (11), os cartões do Passe Qualifica Natal. A solenidade de lançamento do programa acontece às 11h no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

O programa Passe Qualifica Natal é fruto de uma parceria entre a Semtas e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal – SETURN. Os cartões serão entregues aos jovens em situação de vulnerabilidade, cadastrados na rede socioassistencial do município e que estão matriculados regularmente nos cursos do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo – CMTE, sendo mais um incentivo a formação profissional.

Para o titular da Semtas, Adjuto Dias, a instituição do Passe Qualifica Natal vai diminuir a evasão dos alunos que sentem dificuldades financeiras para o custeio das passagens até o local dos cursos.

“Queremos contribuir cada vez mais para o crescimento profissional da nossa juventude. E o incentivo agora é para evitar a evasão dos alunos. Entendemos que os estudantes precisam desse auxílio para se deslocarem até os locais de aula. O que estamos fazendo é muito mais do que imaginamos, estamos criando oportunidades para que esses jovens consigam se tornar os protagonistas de suas histórias”.

Com esse benefício, cada estudante da rede socioassistencial será contemplado com duas passagens diárias de ônibus. O cartão individual será recarregado semanalmente, durante todo o período do curso. Caso o aluno queira efetuar recargas com recursos próprios, para outras finalidades, não há impedimento. O cartão é de uso pessoal e intransferível. Os cursos estão sendo ofertados nas unidades do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), nos bairros do Alecrim e do Gramoré.

O programa visa promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda, com ações de qualificação social e profissional em nível de formação inicial e continuada e inclusão digital no desenvolvimento humano para jovens, adultos e pessoas da terceira idade, ou aqueles que não conseguem inserção no mercado de trabalho.

A ação conta com o trabalho da equipe de Serviço Social do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional – DDQP/SEMTAS que será responsável pela identificação dos alunos com perfil para recebimento do benefício.