Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados (CDEIC), o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, esteve reunido nesta quarta-feira (19), com membros das Comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização, Financeira e Controle, durante uma audiência conjunta, com a participação da Comissão de Defesa do Consumidor, para ouvir o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, prestar esclarecimentos quanto ao financiamento do banco em processo de fusão, à internacionalização de empresas, às políticas do banco, e ao desempenho da BNDES participações S/A.

Luciano Coutinho foi taxativo ao afirmar que a crise econômica internacional não representou impacto relevante para o Brasil. “Nosso plano de investimento está mantido, o sistema bancário não está exposto à dívida soberana européia e não temos que tomar qualquer iniciativa emergencial. O governo está observando com muita atenção e o Brasil tem todas as condições de superar a crise sem maiores problemas”, declarou.

Para o deputado federal João Maia os argumentos apresentados pelo presidente do BNDES são convincentes. “As colocações de Luciano Coutinho são extremamente pertinentes. É um técnico preparado e competente. Eu o conheço há muitos anos, sua capacidade como economista e seu conhecimento da realidade econômica brasileira”, disse o presidente da CDEIC, João Maia.