18 de abril de 2024
Política

Professora da UERN realiza protesto em sala de aula contra os atrasos salariais do Governo Robinson

A professora Eliana Filgueira, lotada na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), surpreendeu seus colegas e alunos na última segunda-feira quando decidiu realizar um protesto silencioso contra os recorrentes atrasos salariais sofridos pelos servidores públicos estaduais.

Eliana passou a ministrar suas aulas com um colete que traz uma mensagem de protesto e a foto do Governador do RN, Robinson Faria. O adereço foi produzido pelo Fórum dos Servidores Estaduais (FSE) e normalmente é utilizado em manifestações unificadas das diversas categorias do funcionalismo público.

A professora explica que resolveu tomar a iniciativa a fim de externar seu descontentamento com os atrasos salariais e o sucateamento da universidade. Ela destaca que o “protesto silencioso” chamou a atenção de alunos e lhe permitiu um espaço para dialogar com os discentes acerca das dificuldades vividas pelos professores da UERN e as consequências nocivas da política de austeridade promovida pelo Governo do Estado.

“Esse protesto nasceu da necessidade de mostrar aos alunos que mesmo trabalhando todos os dias, os professores da UERN não recebem seus salários conforme deveria ser.  Tenho debatido com todos os meus alunos sobre a situação da nossa universidade: o sucateamento, a precarização do trabalho, a falta de segurança e de condições dignas. Vejo que muitos deles estão começando a entender a dura realidade a qual estamos inseridos”, afirma Eliana.

????????????????????????????????????