A Campanha permanente de prevenção ao câncer de mama no âmbito do município de Natal foi lançada oficialmente pelo prefeito Carlos Eduardo na manhã desta segunda-feira (05) em solenidade realizada no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento marcou também oficialmente a abertura da Campanha do Outubro Rosa. Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma série de atividades nas unidades de saúde voltadas a prevenção e promoção à saúde da mulher, com ênfase no alerta quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além das ações pedagógicas como palestras, distribuição de material informativo a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer mamário, a secretaria municipal de Saúde firmou um convênio com o grupo Reviver Natal para oferecer, durante a campanha, mamografias nas quatro regiões cidade. Duas unidades móveis estão circulando em vários pontos da capital potiguar com o objetivo de ampliar o acesso ao exame de mamografia paras pessoas que compõe o grupo de risco da doença (mulheres acima de 40 anos e indivíduos que possuem a predisposição genética para o câncer).

Autor da lei que instituiu a campanha permanente de combate e prevenção ao câncer de mama em Natal e facilita o acesso a mamografia na rede pública municipal de saúde com a dispensa da prescrição médica para fazer o exame, o vereador Felipe Alves fez um pronunciamento na solenidade e parabenizou a Prefeitura por cumprir uma lei tão importante para a cidade. Ele alertou ainda para que essas ações e iniciativas tenham continuidade: “Esse é um passo muito importante e vai gerar uma repercussão muito positiva em toda a sociedade natalense”.

Participaram da solenidade a vereadora Júlia Arruda, o vereador Ary Gomes, a diretora de Programas Sociais do SESC/RN, Ilsa Galvão, Idaísa Cavalcanti do grupo Reviver Natal, além de secretários municipais e servidores.

05/10/2015 - PREFEITURA DO NATAL - Cerimônia de abertura da campanha Outubro Rosa no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte - Prefeito Carlos Eduardo - Foto: Alex Régis/ Tribuna do Norte

Cerimônia de abertura da campanha Outubro Rosa no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte – Prefeito Carlos Eduardo – Foto: Alex Régis/ Tribuna do Norte