20 de abril de 2024
Política

Projeto de lei lançado em plataforma online visa baixar as contas de água e esgoto no RN

Lançado na plataforma online “Mudamos”, um projeto de lei de iniciativa popular tem como objetivo tornar mais acessível à população do Rio Grande do Norte, as tarifas social e popular de água e esgoto da Caern.

O projeto foi elaborado pelo especialista em Gestão Pública, Alexandre Teixeira. Após uma pesquisa nos dados da Caern e conversas com clientes da companhia, Alexandre concluiu que a tarifa social beneficiava um número muito pequeno de pessoas: menos de 1% da população de Natal, mesmo a capital potiguar possuindo mais de 50 mil famílias beneficiadas pelo programa do governo federal, Bolsa Família.

As tarifas social e popular da Caern foi criada para garantir que famílias de baixa renda tenham acesso a água e esgoto, direitos humanos considerados fundamentais. Mas ainda há muitas pessoas pagando um preço alto pela água, ou inadimplentes com a companhia, porque não conseguem arcar com as contas. “Com base nisso, comecei a pensar como tornar a tarifa social mais acessível, e pra isso é necessário mudar as regras das tarifas. Daí surgiu o projeto Tarifa Justa”, explica Alexandre.

Link para assinar o projeto de lei Tarifa Justa:

https://www.mudamos.org/temas/lei-tarifa-justa/plugins/peticao