25 de abril de 2024
Política

PT no RN debate Segurança Pública

O Partido dos Trabalhadores (PT-RN) reuniu, neste sábado (30), militantes, especialistas e trabalhadores/as da área de Segurança Pública para debater um dos temas que mais impactam a vida dos potiguares.

Ao abrir o debate, a senadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata ao Governo, alertou para o número alarmante de assassinatos de policiais no RN. “Estes profissionais deveriam estar cumprindo a missão de proteger, mas estão sendo mortos, vítimas da mesma violência que sofre a população”, lamentou.

Reestruturando o sistema

O seminário contou com a presença da advogada Izabel Figueiredo, consultora e pesquisadora da área que já atuou em diversos estados brasileiros e nas gestões Lula e Dilma. Ela contou sobre experiências que deram certo no país, como o Pacto pela Paz, em PE, e defendeu que a sensação de segurança precisa caminhar junto à diminuição dos índices de violência.

Izabel alertou que é preciso romper com a ideia de que a política de Segurança Pública é apenas de gerenciamento de crise.

Ranking de homicídios

O especialista em Segurança Pública Ivênio Hermes, do Observatório da Violência no RN (Obvio), fez um comparativo entre o número de assassinatos ocorridos entre 2011 e 2014 e de 2015 até agora. O primeiro período registrou 5.760 mortes, enquanto o segundo já marca 7.012 crimes.

Ele destacou que a Polícia Civil do RN tem um déficit de 72% no quadro pessoal, prejudicando as investigações dos crimes.