19 de abril de 2024
Sem categoria

Quem pedirá desculpas a Demétrio?‏

Do secretário de Comunicação, Paulo Araújo:

Não se fala em outra coisa desde que Noé construiu a sua Arca e com ela sobreviveu aos 40 dias do Dilúvio que dizimou o mundo do Antigo Testamento do que os acessos do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante que “o Governo do Estado não teria condições de fazer a tempo de inaugurar o terminal”, marcado, a princípio, para 15 de abril.

Pois bem: hoje o ministro da aviação civil, Moreira Franco, veio ao local das obras (o terminal, de responsabilidade do Consórcio Inframérica) e os acessos (norte e sul, do Governo do Estado) e declarou o seguinte, de acordo com reportagem do Jornal de Hoje:

“Não são os acessos a maior preocupação dele (do ministro) e sim a condição operacional por parte das companhias aéreas. Sobre os acessos propriamente ditos, o ministro disse que pelo que ele viu quando veio de helicóptero de Parnamirim para São Gonçalo as coisas estão muito bem encaminhadas. O JH percorreu hoje a distância entre o aeroporto e a entrada da BR 406 e constatou apenas dois quilômetros para ser asfaltados. Da BR 406 até o entroncamento da 101, faltam cerca de cinco quilômetros da segunda pista, mas a movimentação de operários e máquinas ali é intensa”.

Bingo! Nunca lembraram desses dois detalhes, em todas as reportagens maldosas que fizeram na grande imprensa (com que interesse, meu Deus?): 1) de perguntar às companhias aéreas se elas estavam prontas ou 2) de fazer a seguinte ilação: será que não serão os acessos que ficarão prontos antes do próprio aeroporto?
E se isso ocorrer, se os acessos ficarem prontos antes do aeroporto? Haverá uma “mea culpa” em tantas críticas ao engenheiro responsável, Dr. Demétrio Torres, o homem que não aguenta mais garantir, em nome do Governo do Estado, que a obra fica pronta? Lembrar que ele Demétrio, passou 29 meses sobre a espada pesada da desconfiança de que a Arena das Dunas não seria erguida.

Resumo da ópera: a data de inauguração do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi adiada de 15 de abril para 10 de maio. Mas até lá a gente ainda vai ver muita reportagem, inclusive no Jornal Nacional, Folha, Estadão, Veja, Época, Al Jazeera, Gazeta da Arca de Noé e cia com a seguinte manchete: “Acessos não ficarão prontos antes do tempo”.

Foto: Canindé Soares

z