19 de abril de 2024
Política

Rafael Motta garante apoio a “PEC dos Jornalistas”

O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, antecipou nesta segunda-feira seu posicionamento favorável as Propostas de Emenda Constitucional 386-B/09 e 206/2012, também conhecidas como “PECs do Diploma de Jornalista”. A discussão em torno das matérias deve ser retomada nesta semana, a pedido do presidente da Casa Legislativa Federal, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

“A PEC do Diploma é uma luta importante não apenas para os jornalistas, mas para todos aqueles que prezam por uma imprensa que cumpra com o seu importante dever de informar a sociedade, com ética e respeito”, afirma Rafael Motta, ressaltando sua posição favorável.

Na Câmara tramitam, hoje, duas PEC que tratam da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Uma é a PEC 386-B/09, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), e a outra, a PEC 206/2012, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/CE), que já foi aprovada em dois turnos no Senado.