28 de março de 2024
Sem categoria

Refrigerante diet pode causar doença cardíaca

Por The New York Times

Um novo estudo epidemiológico com duração de 10 anos descobriu uma associação entre refrigerantes e doença cardiovascular.

A pesquisa vai além de alguns estudos que sugeriram que o consumo de refrigerantes dietéticos pode estar associado ao diabetes tipo 2 e ao desenvolvimento de uma doença conhecida como síndrome metabólica (pressão arterial alta, obesidade abdominal e outros fatores de risco).

A análise foi publicada online no The Journal of General Internal Medicine e envolveu 2.564 pessoas adultas, com mais de 40 anos, que vivem em Nova York. Os pesquisadores descobriram que o consumo de refrigerantes, dietéticos ou não, estava associado a diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Mesmo após levar em conta muitos desses riscos, incluindo o diabetes, os pesquisadores descobriram que o consumo diário de refrigerante dietético continuava associado, de forma independente, ao aumento do risco de derrame, ataque cardíaco e morte. As razões para a associação não estão claras, afirmaram os autores, e os resultados devem ser interpretados com cautela.

“A mensagem para os que bebem refrigerantes é que não fiquem alarmados”, afirmou Hannah Gardener, principal autora do estudo e epidemiologista da Universidade de Miami. “Descobrimos uma associação, que pode ser atribuída ao acaso ou a outras variáveis que não foram medidas”, afirmou.

Contudo, Gardener complementou que se as pessoas pararem de beber refrigerante dietético, elas “não perderão nenhuma vitamina ou minerais importantes”.