24 de abril de 2024
Política

Reitores dos institutos técnicos federais são contrários ao impeachment de Dilma

Os reitores da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica entregaram, nesta quinta-feira (10), para o ministro chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, um manifesto em defesa do Estado Democrático de Direito, onde conclamam o apoio da população para estanca o que chamaram de “golpe vergonhoso, que fragiliza os poderes da República e macula a imagem do povo brasileiro e de sua nação”. Os educadores estavam acompanhados da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e dos deputados Sibá Machado (PT-AC) e Maria do Rosário (PT-RS).

Na nota, assinada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os reitores afirmam que o único e legítimo instrumento para se chegar ao poder em uma democracia é o voto. “Democracia pressupõe acesso, justa partilha de renda e garantia de direitos a todos. Supõe sobretudo a dimensão, necessária e imprescindível, que é a do respeito ao poder legalmente constituído. Assistimos, portanto, a uma tentativa não apenas de usurpar o mandato da presidenta do país, mas de vilipendiar direitos sociais adquiridos”, destacam os reitores. O Conif também lembra que a bandeira do conselho é a educação e a sua luta, pelas pessoas, pela grandeza do país.

A presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, senadora Fátima Bezerra, ressaltou a satisfação de ver os reitores de todo Brasil juntos em prol da estabilidade das instituições democráticas. “ A rede tecnológica é a fase mais bonita do Brasil que estamos construindo, iniciada desde o governo do presidente Lula. Essas escolas têm promovido o desenvolvimento das regiões desse país a fora. Hoje, certamente, Paulo Freire e Anísio Teixeira estão muito felizes, pois educação tem tudo a ver com defesa da democracia”, destacou.

CV3OiPLWUAAIvIN