19 de abril de 2024
Política

Renan X Temer: briga histórica

Da coluna do Moreno, no Jornal O Globo:

Quem conhece o histórico da relação entre Renan Calheiros e Michel Temer não se surpreende agora com o clima de beligerância entre eles provocado, justiça se faça, pelo próprio presidente do Senado.


O primeiro entrechoque entre os dois surgiu quando da sucessão de Severino Cavalcanti. Naquela ocasião, Renan chamou Temer para um almoço a fim de convencê-lo a disputar o cargo. Temer argumentou que não era a sua hora, mas Renan insistiu: “Vou falar com o Lula que a solução é você. Pode anunciar a sua candidatura”.

De fato, Renan correu a Lula, mas para dizer que o melhor nome seria o de Aldo Rebelo, seu conterrâneo e amigo de longa data.

Indignado, Temer foi à tribuna da Câmara e revelou a traição de Renan, expondo publicamente, com toda a franqueza, o jogo duplo do hoje presidente do Senado. 

Agora, Renan tenta puxar novamente o tapete de Temer, na coordenação política do governo Dilma.

Um homem gentil

O vice presidente Michel Temer realmente é um gentleman. 

Já havia terminado sua palestra na comissão da reforma política na Câmara dos Deputados, quando foi perguntado pela deputada Moema Gramacho (PT) sobre como ficaria a cota da mulher, no caso da implantação do “distritão”, sistema que é defendido por ele. O presidente da comissão, Rodrigo Maia, argumentou que a sessão já havia sido encerrada, mas Temer ponderou que jamais deixaria de responder a uma mulher.

Só que antes da resposta em si, argumentou:

— Vocês sabem, né, eu sempre me dediquei à mulher.

Risos gerais, inclusive de Maia, mas prontamente abrandados pela explicação de Temer:

— Vejam bem, fui eu quem criou a Procuradoria da Mulher na Câmara.