18 de abril de 2024
Estado

Reunião discute estratégias para conseguir mais leitos de UTI Pediátrica no RN

Logo mais às 19h, um grupo de pessoas da sociedade civil organizada, estará se reunindo no auditório da CDL, em Natal, para discutir estratégias de viabilização para conseguir novos leitos de UTI Pediátrica no Rio Grande do Norte.

O movimento denominado de #CriançaViva surgiu no dia 18 de abril, em uma reunião idealizada pelo médico José Madson Vidal, na sede da AMICO (Associação dos Amigos do Coração da Criança), onde foi mostrado por diversos médicos a situação desesperadora da pediatria no Rio Grande do Norte, nos setores público e privado, com ênfase sobre a falta de leitos de UTI pediátrica e neonatal.

Atualmente o Rio Grande do Norte tem apenas 45 leitos de UTI pediátrica, com um déficit de 100 leitos. Já UTI´s neonatal são 100 leitos, além dos 50 das Unidade de Cuidados Intermediários. Esses números, já incluem o setor público e privado, o que torna o problema ainda mais amplo, por envolver a rede hospitalar privada e os planos de saúde, que vendem o que não podem oferecer, fazendo bebês e crianças conveniadas muitas vezes ocupar um lugar na rede pública.

Vamos ajudar, participar, debater e se preocupar. A próxima vítima pode ser seu filho ou alguém muito próximo a você.

z