25 de abril de 2024
Política

RN precisa de prioridades maiores do que o HUB da TAM

Na reunião com a bancada federal, em suas rápidas palavras de cinco minutos, o governador Robinson Faria (PSD) deixou claro que a maior prioridade do seu Governo para o Rio Grande do Norte é a conquista do HUB da TAM (Centro de Conexão de Voos), que está em análise pela companhia aérea privada para ser instalado aqui, no Ceará ou Pernambuco.

O HUB da TAM tem uma importância fundamental para a economia do Estado, pois vai movimentar dois milhões de passageiros adicionais por ano, em 24 aeronaves operadas diariamente em simultâneo, com até 3 mil passageiros na hora-pico. O PIB de quem ganhar o hub deve crescer em média entre 5% e 7% em até cinco anos.

Receber o HUB da TAM requer o apoio do Governo do Estado, mas não pode ser a maior prioridade do Chefe do Executivo Estadual. O Rio Grande do Norte espera, merece e necessita de outras prioridades maiores e urgentes por parte de Robinson, como o cumprimento de uma de suas promessas de campanha: ser o Governador da Segurança, que passa pelo controle do sistema prisional, já com 190 fugas de presos registradas somente em 2016.

Outra prioridade acima do HUB da TAM deve ser a política econômica do Governo do Estado. O ajuste fiscal recém implantado pelo Governo Robinson contribuiu com o agravamento da crise e culminou com o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais, sejam na rua ou nos shopping’s. Isso significa um maior índice de desemprego no Estado e poderá interferir diretamente nos indicadores de violência.

Em relação à Saúde, o caos continua nos Hospitais Regionais de todas as regiões do Estado. Não existe nenhum que funcione nem sirva de modelo para outro. O maior Hospital de Urgência e Emergência – Walfredo Gurgel – continua com os corredores lotados e pacientes à espera de diversos procedimentos médicos e cirúrgicos.

A minha aflição tenho certeza que é a mesma dos integrantes da bancada federal, que esperavam ouvir muito mais para suprir os 17 meses de silêncio e isolamento do governador em relação aos parlamentares.

z