29 de março de 2024
Política

Rosalba recepciona Bolsonaro em Mossoró e pede obras para a cidade e região

A prefeita Rosalba Ciarlini recepcionou o presidente Jair Bolsonaro na chegada ao Aeroporto Dix-sept Rosado nesta sexta, 21, ao lado da vice-prefeita Nayara Gadelha, onde o Chefe do Executivo Nacional faz a entrega de unidades do Residencial Ministro Aluízio Alves (Mossoró 1) e novas viaturas para reforço da segurança.

O documento entregue pela prefeita cita as potencialidades econômicas de Mossoró e região, como a reativação das obras do projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi.

Mossoró será a cidade mais beneficiada do ponto de vista econômico com o funcionamento desse projeto, pois abriga as principais empresas que fornecem insumos para a agricultura irrigada e é a cidade dormitório do pessoal que trabalha na agricultura irrigada do ponto de vista administrativo e técnico. O projeto representa cerca 30% da área necessária para a ampliação da produção que atenderá a demanda inicial do mercado asiático e projeto funcionará como porta de entrada para abrigar novas empresas de agricultura irrigada na região, pois será o único projeto público de irrigação do Semiárido com segurança hídrica. Terá três opções de água: Água do Arenito-Açu, água do Calcário Jandaíra e água da Barragem Santa Cruz do Apodi.

Outra pauta foi a conclusão do projeto da adutora Santa Cruz do Apodi, iniciado na década passada e com mais de 80% construído e paralisado desde 2015. A adutora está a apenas 05 km da zona urbana de Mossoró de um total de 90 Km entre Mossoró e Apodi ao longo da BR 405 e representa a segurança hídrica para a expansão imobiliária que em Mossoró é caracteristicamente horizontal em função do baixo custo dos terrenos nas áreas de expansão imobiliária.

Além disso, a criação do Centro Nacional da Embrapa em Mossoró, cujo projeto foi iniciado há 15 anos com a disponibilização por parte da UFERSA de laboratórios e escritórios para abrigar os pesquisadores do novo centro. O Rio Grande do Norte e o Espírito Santo são as únicas unidades da federação sem a presença direta de uma unidade da EMBRAPA.

“Conversamos com o presidente sobre outras demandas fundamentais para nossa cidade como as passarelas e iluminação do Complexo Viário da Abolição. Já levamos essa demanda em audiências na superintendência do DNIT, junto com o deputado Beto Rosado, que nos garantiu a licitação para esse ano. Estamos reforçando com o presidente porque se trata de um projeto essencial para a mobilidade e segurança do trecho”, informou a prefeita.

Pré-candidata à reeleição, Rosalba não pode comparecer à inauguração do Residencial Ministro Aluízio Alves.

Rosa e Bolsonaro

prefeita recepciona presidente Jair Bolsonaro