A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ocasionou mudanças no funcionamento de diversos setores da sociedade. As igrejas, por exemplo, interromperam o funcionamento e, agora, adaptando-se às normas sanitárias em vigor, reabriram. A Prefeitura do Natal, visando ao aquecimento do turismo religioso, lançará oficialmente, por meio da Secretaria de Turismo, em 28 de outubro, às 9h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, o Roteiro Histórico Religioso de Natal.

No evento, haverá uma apresentação do roteiro ao trade turístico natalense, com a presença dos padres de cada igreja. Criado em 2017, esse projeto ainda não havia sido lançado oficialmente, ainda mais diante das questões sanitárias de 2020. O objetivo é fomentar a atividade turística contemplando as capelas mais antigas, além de devoções especiais, como a dos Santos Mártires, a de Nossa Senhora de Fátima e a do Padre João Maria.

De acordo com o secretário de Turismo, Joham Xavier, “é momento de irmos aos templos para agradecermos e pedirmos forças para continuarmos. Contamos com a colaboração de cada um para o êxito desta ação”. O percurso inclui: Catedral Metropolitana, Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Igreja Bom Jesus das Dores, Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Nossa Senhora da Apresentação, Igreja Santo Antônio, Igreja São Pedro apóstolo, Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima, local deste evento, está construindo a réplica da Capela das Aparições. É a 2ª réplica a ter a construção autorizada pelo Santuário de Fátima/Portugal, no mundo. E espera-se um grande número de peregrinos do RN e do Brasil aqui quando ela for inaugurada.