24 de abril de 2024
Economia

Salineiros pedem apoio da classe política do RN para setor

Representantes da indústria salineira potiguar, responsável pela produção de 97% do sal brasileiro, se reuniram com integrantes da classe política potiguar, no auditório do SESI, em Mossoró, na tarde de segunda-feira (17). 

Os produtores de sal no RN alegam dificuldades para a produção com a restrição, pelo novo Código Florestal, de áreas ocupadas há décadas, conhecidas como “apicuns” e “salgados” para proteção ambiental. Eles também defendem que a indústria salineira seja reconhecida como atividade de interesse social em âmbito nacional, pela sua importância para as indústrias alimentícia, química e para a purificação de água.

O setor pede apoio político para modificar o atual Código Florestal que proíbe áreas de “apicuns e salgados” – margens de mananciais de água para a produção de sal. Para isso será preciso mudar a lei federal.

Da classe política, participaram o Governador Robinson Faria; o senador Garibaldi Filho; a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; os deputados estaduais Larissa Rosado, Galeno Torquato e José Dias; vereadores e o presidente do Siesal, Francisco Souto Filho. 

O chefe do Executivo defendeu a união pela recuperação do Porto Ilha em Areia Branca, por onde grande parte do sal é embarcado com destino a outros países e aos demais estados brasileiros.