18 de abril de 2024
Cidades

São Gonçalo realiza Conferência Livre em Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta terça-feira (12), a Conferência Livre de Saúde Mental. O encontro foi realizado no campus do IFRN – São Gonçalo e teve como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O evento contou com a presença da representante do Conselho Estadual de Saúde, Aldenísia Albuquerque, que reforçou a importância do debate sobre saúde mental, a fim de aprimorar as políticas públicas na área.

Na mesma perspectiva, palestrou Maria Tereza de Oliveira, assistente social do CAPS II, destacando que as conferências são grandes oportunidades para mobilização, reflexão, debates e análises. “Este é o espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo de saúde mental, conforme rege legislação do SUS”, disse. Tereza lembrou ainda que é necessário discutir os impactos da pandemia na saúde mental da população.

Durante a conferência, foram apresentadas propostas das pré-conferências realizadas em Santo Antônio, Jardim Lola, Barro Duro, Serrinha e Centro.