19 de abril de 2024
Sem categoria

Secretaria de Segurança quebra discurso do Governador e diz que violência no RN só vai ser reduzida daqui a oito meses

Do Jornal de Hoje

O discurso do governador Robinson Faria, que anuncia uma resposta imediata do sistema de segurança para diminuir a violência no Rio Grande do Norte, pode demorar um pouco mais do que se imagina. De acordo com o especialista em segurança, Ivenio Hermes, que também é integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos e foi contratado para ser o coordenador de informática e estatística da Secretaria Estadual de Segurança (Sesed), o atual quadro não será revertido tão rapidamente.

“Olha, pela experiência que eu tenho, por ter acompanhado o que aconteceu em Pernambuco, vai levar, pelo menos, uns oito meses para que a população comece a ter a sensação de que a violência está realmente diminuindo. Por enquanto vai ficar essa “guerrinha”. Baixa um pouco ali e aumenta um pouquinho em outro canto. Vai ter época onde os homicídios irão aumentar em até 20 por mês, em relação ao ano anterior. Em Pernambuco, foi adotada uma metodologia que iremos adotar aqui e demorou mais de um ano para essa redução começar a acontecer, imagine aqui, um Estado que está sem dinheiro”.

De acordo com Ivenio, essa demora só acontecerá pela falta de investimentos dos governos anteriores. “Nos governos anteriores não foi investido em equipamentos para estatísticas. Não foi investido em material humano. Apenas quatro pessoas trabalham no setor e não é o suficiente. Um Estado com essa situação atual precisa de pessoas com capacidade para analisar dados.

Pedi o dobro de pessoas e o Governo já aceitou”, frisou o coordenador, que ainda criticou os equipamentos que encontrou no setor. “O setor está muito pobre de equipamentos. Existem poucas máquinas e os processadores são lentos. Servidores de armazenamento são poucos. Esta semana estão trazendo novos servidores. O que tínhamos lá, era de uns seis anos atrás. Ele é tão pequeno, que cabe sob a mesa. Hoje em dia, usamos uns que praticamente são uma estante”.

Um outro problema encontrado por Ivênio é o fato de que os dados sobre crimes no Rio Grande do Norte são inseridos em vários bancos de dados, o que faz com que a análise criminal leve um tempo para ser feita. “Os dados de homicídios são registrados em Mossoró, Caicó e Natal. Os de assaltos, roubos, estupros os outros são registrados em cada Batalhão da PM responsável pelo setor. Porém, cada Batalhão desses utiliza uma base de dados diferente. Por isso, para conseguirmos reunir esses dados, leva algum tempo. E, diante do quadro atual, precisamos desses dados de forma quase que imediata. Estamos fazendo um banco de dados único, mas isso vai levar algum tempo para ser finalizado”.

Sobre a função que irá exercer na Sesed, Ivênio explicou que ele será o responsável por juntar todos os dados da violência no Estado. “Nós iremos divulgar vários relatórios. Vamos fazer relatórios quinzenais, mensais, semestrais e também anuários. Com esses dados em mãos, conseguiremos fazer uma análise bem detalhada do atual quadro de violência do Rio Grande do Norte e traçarmos metas para combater todos esses casos”.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/sesed-diz-que-numeros-da-violencia-rn-comecarao-baixar-daqui-oito-meses/#ixzz3P8788nwe