19 de abril de 2024
Estado

Secretário Nacional de Segurança se reúne com Governador para discutir ações no RN

As principais necessidades do Rio Grande do Norte no que tange à segurança pública e ao sistema penitenciário foram apresentadas, na tarde desta segunda-feira (4), ao secretário nacional de Segurança, general Carlos Alberto Santos Cruz. O encontro, fruto de uma solicitação da bancada federal potiguar ao presidente Michel Temer, aconteceu na Escola de Governo e contou com a presença de representantes das forças de segurança do RN e do Ministério Público Estadual.

Na ocasião, o governador Robinson Faria cobrou agilidade nos investimentos para o estado, principalmente os provenientes do Plano Nacional de Segurança Pública. “Essa reunião é basicamente para discutir este Plano e eu destaco que a aplicação dele é fundamental para a segurança pública. Acredito que a cobrança vem de todo o país e do nosso estado também”, enfatizou Robinson.

O governador pediu a liberação de R$ 300 milhões ao Secretário Nacional para executar o plano.

O general fez uma avaliação inicial do que foi apresentado e ressaltou que já estava ciente do cenário estadual. “Para vir até o RN eu estudei o caso, tivemos em Brasília a visita de uma comissão composta pela cúpula da segurança potiguar, então, vamos organizar uma nova reunião de trabalho bastante detalhada”, disse. Ele fica até esta terça-feira (5) em contato com a cúpula de segurança estadual.

Carlos Alberto Santos Cruz fará, também, uma análise técnica da situação no estado para definir qual tipo de apoio a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) enviará para o Rio Grande do Norte nas próximas semanas.