23 de abril de 2024
Política

Semtas discute em Brasília investimentos para a Assistência Social

Inclusão, manutenção de convênios e novos investimentos na área da assistência social para Natal foram os temas tratados pelo titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias, em reuniões realizadas com parlamentares e gestores federais nesta terça-feira (04), em Brasília. A iniciativa resultou em uma primeira reunião com o chefe de gabinete da Senadora Zenaide Maia, Francisco De Assis Soares.

O encontro possibilitou  ao secretário apresentar as principais demandas da Secretaria, principalmente sobre o encaminhamento de emendas parlamentares que possam ajudar na ampliação dos serviços ofertados e na instalação de um Centro-Dia para pessoas idosas no município. 

“O Centro-Dia para idosos é um serviço tipificado na política de assistência social e possibilitará que o idoso com limitações possa permanecer durante o dia em atividades em um centro com cuidadores e outros profissionais que o acompanharão enquanto seus familiares trabalham, nosso objetivo é ampliar ainda mais os serviços da assistência. E essa é uma demanda crescente na cidade do Natal, em razão do envelhecimento da população” Afirma Adjuto Dias.  

O secretário da Semtas também visitou o deputado federal, Walter Alves (MDB), onde foi discutido o apoio do parlamentar ao plano municipal de assistência ao autista, apresentado e discutido recentemente com a gestão municipal. Na ocasião, apontou a necessidade da construção de um Centro Especializado de Reabilitação que abranja o público de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de down. O deputado se mostrou sensível ao pleito do município e se comprometeu a destinar emenda que garantirá a reforma e adaptação do local, para instalação do centro.

Estiveram acompanhando o Secretário na agenda oficial, o chefe de gabinete da Semtas, Saulo Spinelly e o Diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiano Manoel.