20 de abril de 2024
Política

Senado vai discutir crise nas cirurgias de doenças cardiovasculares

Diante do iminente risco de colapso no atendimento cirúrgico a pacientes de doenças cardiovasculares, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, presidida pelo senador Paulo Paim, realiza audiência pública na próxima terça-feira (19), às 9 horas. A informação é do senador Garibaldi Filho, que já tinha reservado um horário na sessão do Plenário para tratar do assunto.

“A audiência vai contar com a presença de Marcelo Matos Cascudo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), e de representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Ministério Público e Controladoria Geral da União”, informou Garibaldi Filho, durante aparte que fez a pronunciamento da senadora Rose de Freitas.

Garibaldi Filho havia tratado do assunto com o seu suplente, o médico Paulo Davim, e com Marcelo Cascudo. Nestas conversas, foi informado de que no dia 2 de abril, em audiência com o ministro Arhut Chioro, ficou acertado que o Ministério da Saúde agendaria uma reunião com a participação dos secretários estaduais de Saúde e de representantes da SBCCV. Na pauta, a busca de alternativas que permitam a um maior número de crianças cardiopatas o acesso ao tratamento e ao procedimento cirúrgico cardiovascular.

Os médicos expuseram ao ministro a preocupação da categoria por ter havido uma diminuição de 10 mil cirurgias cardiovasculares no Brasil nos últimos quatro anos. Em 2010, foram realizadas 102.300 cirurgias cardiovasculares. Esse número caiu para 92.106 no ano passado. Em crise, o setor também não estaria incorporando as novas tecnologias ao tratamento das crianças cardiopatas.

Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária. Em pronunciamento, senador Galribaldi Alves Filho (PMDB-RN). Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária.
Em pronunciamento, senador Galribaldi Alves Filho (PMDB-RN).
Foto: Moreira Mariz/Agência Senado