25 de abril de 2024
Estado

Servidores da Saúde do Estado anunciam greve a partir do dia 11 de junho

Na manhã desta sexta-feira (29), os Servidores da Saúde do Estado aprovaram por unanimidade a greve da categoria para ter início no dia 11 de junho. A assembleia aconteceu no Sinpol, às 09h, onde lotou todo o auditório. Neste mesmo dia, os servidores da saúde participarão também do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização. O protesto será contra o pacote de medidas que atacam direitos dos trabalhadores, como terceirização, retirada de direitos e ajuste fiscal. Estão previstos atos e paralisações em todo o País. Em Natal, o protesto sairá às 15h do Sindsaúde.

Na próxima semana, dia 3 de junho, o Sindsaúde terá uma nova reunião na Casa Civil, a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e os secretários estaduais de Planejamento, Gustavo Nogueira, e da Saúde, Ricardo Lagreca. Na última segunda-feira (25), o Sindsaúde apresentou a pauta de reivindicações e exigiu que o governo responda às necessidades da categoria.

O secretário de Planejamento pediu alguns dias para avaliar a pauta, mas adiantou que o governo está passando por um desequilíbrio e uma crise na economia. “Estamos com gastos que a receita não reage”, disse Gustavo.

Para Rosália, do Sindsaúde-RN, a greve é necessária para que a categoria conquiste suas reivindicações: “Isso quer dizer que o governo mais uma vez não irá cumprir com as reivindicações da categoria, por isso, não podemos ter nenhuma confiança no governo Robinson, que na campanha afirmou que era diferente, mas continua aplicando a mesma política do governo Rosalba, atacar os direitos dos trabalhadores”.

Os servidores reivindicam reajuste salarial de 27%, conforme cálculo feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), referente aos últimos anos, e isonomia para os servidores municipalizados, que estão há quatro anos sem reajuste e acumulam perdas de 61%, e os aposentados. Entre os pontos exigidos estão ainda a implantação imediata das mudanças de nível vencidas desde 2012, a tabela de qualificação, um novo concurso público para combater a sobrecarga nos locais de trabalho e a garantia de abastecimento de materiais e medicamentos nos hospitais.

Foto: Assessoria do Sindsaúde

z