24 de abril de 2024
Geral

Sindicato da Saúde se une aos servidores da UNICAT e protestam pela falta de medicamentos e materiais hospitalares

Os servidores da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) realizam um ato público em frente à unidade na manhã desta segunda-feira (18). O protesto faz parte do calendário de atividades da campanha salarial dos servidores do estado e irá denunciar o desabastecimento de medicamentos e materiais na unidade e nos hospitais do RN.

A unidade é responsável pelo abastecimento dos hospitais do estado, mas, de um total de 397 itens da lista de materiais para a rede hospitalar, apenas 125 (31,48%) podiam ser encontrados na Unicat na última sexta-feira (15).

Nenhum dos 73 tipos de fios existentes na lista estava disponível. A Unicat contava com somente um entre nove tipos de seringas. Também faltavam diversos tipos de agulhas, cateter, coletor universal, luvas, gazes e sondas. A lista completa será divulgada na segunda-feira, durante o ato.

Os servidores da Unicat também irão denunciar o horário de trabalho e desvio de função e a sobrecarga na unidade, além da perda do direito à alimentação e vale transporte. Em 2014, os servidores da Unicat realizaram uma greve de 45 dias, reivindicando o abastecimento de medicamentos e o retorno às jornadas mistas de trabalho, que iniciava das (07h às 18h).